S a n e a m e n t o
Em setembro de 2016( cinco meses após o início do contrato) foi iniciada a implantação do projeto com o assentamento das redes e execução dos reservatórios. RETORNO DOS INVESTIMENTOS
Sabendo-se que o investimento de recursos financeiros depende do estudo de viabilidade técnica e financeira. A simulação hidráulica permitiu esta avaliação, direcionando e priorizando os projetos que devem ser realizados.
O uso dos programas serviu de base para um trabalho minucioso de redução de perdas, que resultará na recuperação de água tratada na ordem de 230 l / s.
Estima-se um retorno de R $ 19.844.682,07 / ano com as implementações realizadas- resultando no retorno do investimento do projeto em 6,5 anos.
A etapa para implementação dos setores de medição e controle começou em outubro de 2017.
Esta etapa contempla o isolamento das SMCs para controle da pressão e, em paralelo, auxiliar no rodízio na fase inicial. Com base neste estudo e projeto, foi possível estimar a redução dos índices de perdas e eliminação do rodízio em dois anos.
Evidenciou-se com este projeto que o modelo hidráulico permite desde a localização dos pontos limitantes até o bom desempenho do sistema, além de possibilitar a realização de novas simulações.
Neste contexto, mostrou-se fundamental para a Compesa a utilização desta ferramenta como uma técnica eficiente e direcionada para a gestão do sistema existente.
O uso do modelo calibrado no WaterCAD ou WaterGEMS apresenta-se como alternativa insubstituível nos sistemas de apoio à gestão em curto prazo, além de possibilitar o planejamento de longo prazo direcionado para o controle de perdas e programar a reabilitação das redes.
O projeto trará benefício para mais de 250 mil habitantes, trabalhadores e visitantes desta região.
Projeto minucioso permitiu execução de eficiente rede de distribuição de água
A Enorsul é uma empresa de consultoria, projetos e prestação de serviços com foco de atuação voltado para companhias públicas e privadas e órgãos municipais na área do saneamento básico. Tem como características marcantes a vocação e o talento no trato dos mais diversos e complexos problemas de natureza operacional, comercial ou financeira que afetam os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, apresentando soluções eficazes e inovadoras, graças a um quadro coeso de profissionais altamente qualificados e profundamente dedicados na obtenção dos resultados esperados.
É por conta do profissionalismo e dedicação desse quadro de colaboradores que a Enorsul vem recebendo premiações sucessivas de Eficiência Operacional da Sabesp nos últimos anos, destacando--se entre as empresas prestadoras de serviços.
empresa executa e aluga sistema de saneamento
A Gel Engenharia desenvolve em seu portfólio modalidade de empreendimento para infraestrutura denominada locação de ativos( build, lease and transfer). Nele, a empresa irá construir e posteriormente alugar a infraestrutura por um prazo determinado.
O contrato foi assinado entre a SLP – Saneamento do Litoral do Paraná( sociedade criada e controlada pela Gel Engenharia) e Sanepar e tem objetivo de desenvolver sistema de esgotamento sanitário de Matinhos e Pontal do Paraná, ambos municípios do Estado do Paraná com baixíssimo índice de cobertura do serviço.
As vantagens da modalidade, de acordo com a Gel Engenharia, é que dá maior liberdade para o contratado buscar as soluções de engenharia adequadas e concluir o empreendimento rapidamente para começar a receber o aluguel – nesse caso, a antecipação da entrega total da obra será de 34 meses.
A obra é composta de 514 km de rede coletoras, interceptores, 29 estações de esgoto e suas linhas de recalque e 25.900 ligações domiciliares. O valor mensal de locação( VML) será pago pela contratante Sanepar por um período de 20 anos, a partir da entrega de cada um dos quatro marcos contratuais.
O investimento estimado é de cerca de R $ 250 milhões, com financiamento da Caixa Econômica Federal( recursos do FGTS), pelo“ Programa Saneamento para Todos”, no total de R $ 178 milhões, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul no valor de R $ 56 milhões e contrapartida de R $ 18 milhões da SLP. O primeiro marco foi entregue em dezembro de 2016, e o segundo em agosto de 2017; o terceiro será entregue em março de 2018 e o quarto até dezembro de 2018.
A contratação de modalidade de locação de ativos ocorre através de licitação, vencendo aquele que oferece o menor VML.
www. revistaoempreiteiro. com. br | 23