Edição 557 Dez/Jan OE-557_WEB | Page 31

Design-builder permite execução de unidade industrial em prazo exíguo
Entre o início da construção e a inauguração da fábrica da Jaguar Land Rover, em Itatiaia( RJ), foram 14 meses de trabalho. Nesse empreendimento, a Racional Engenharia conta que desempenhou o papel de design-builder, ficando responsável pelo desenvolvimento dos projetos, concomitantemente com a construção, o que permitiu realizar os serviços em um prazo bastante curto para uma indústria automobilística.
A construtora conta que foi adotada estratégia rigorosa em conjunto com os subcontratados da Jaguar Land Rover, para que toda a montagem dos equipamentos fosse feita em paralelo à fase de construção da fábrica. A modalidade de contratação de design-builder significou que a Racional assumiu mais riscos, mas também possibilitou maior controle do prazo e coordenação do processo, que teve uma única empresa controladora de todas as metas.
“ A partir de uma interlocução direta com o time do Reino Unido da montadora durante todo o processo, a Racional conseguiu atender o alto nível de qualidade e de segurança exigidos pelo cliente, que se refletem no empreendimento e garantem um produto premium entregue em um período muito curto”, afirma Erika Matsumoto, diretora executiva de Desenvolvimento de Negócios.
A Jaguar Land Rover, montadora controlada pela indiana Tata Motors, inaugurou sua fábrica no Brasil no final de 2015 para, inicialmente, produzir os utilitários esportivos de luxo Land Rover Discovery Sport e Range Rover Evoque. Trata-se da segunda fábrica da marca fora do Reino Unido – a primeira fica na China, em uma joint-venture com a Chery- e a primeira 100 % controlada pela empresa britânica.
A planta tem 55 mil m ² de área construída e ocupa um terreno de 600 mil m ². O investimento da unidade industrial
C o n s t r u ç ã o I n d u s t r i a l

Design-builder permite execução de unidade industrial em prazo exíguo

Fotos: Divulgação / Jaguar Land Rover
Primeira fábrica no exterior 100 % da marca
Erika Matsumoto
atingiu R $ 750 milhões, com capacidade de produção de 24 mil veículos / ano.
Segundo a Racional, tudo foi muito bem alinhado com a Jaguar Land Rover, desde as iniciativas para obtenção da certificação Leed até o prazo de entrada dos subcontratados de montagem da fábrica antes do término da etapa da construção, para que eles pudessem realizar os testes a tempo e, assim, dar início à produção.
Entre os as aspectos de sustentabilidade do empreendimento estão a captação de água da chuva para utilização em sanitários e irrigação, ventilação natural na maioria dos ambientes com permanência de pessoas, iluminação natural e equipamentos prediais com baixo consumo de energia( ar condicionado / elétricos).
Na planta de Itatiaia, fornecedores nacionais serão responsáveis pela fabricação de componentes. O motor é importado da Inglaterra. A Racional Engenharia recebeu da Jaguar Land Rover o reconhecimento pela gestão da segurança do trabalho no canteiro de obras, por ter alcançado a marca de 1 milhão e 300 mil horas sem acidentes com afastamento.
Linha de montagem desenvolvida junto com a construção civil
FICHA TÉCNICA – FÁBRICA JAGUAR LAND ROVER
EM ITATIAIA( RJ) Construção: Racional Engenharia Gerenciamento: Mace e Planservice Projeto de arquitetura: HS Arquitetos Projetos de engenharia, estrutural e instalações: Knijnik Engenharia Integrada Terraplenagem: Hobras Fundações: JCR Estruturas e montagem industrial: Medabil Estrutura Metálica www. revistaoempreiteiro. com. br | 31