M e g a p r o j e t o s / P o n t e C h a c a o
sil da ponte a estas condições; e a possibilidade de impacto de tsunamis, como ocorreram em 1960 e 2010 sobre as torres e fundações. Estudos em túnel de vento avaliaram a estabilidade aerodinâmica, da seção do tabuleiro e de toda a estrutura da ponte, além de analise CFD.
As fundações serão executadas com estacas metálicas de 2,85 m de diâmetro, preenchidas de concreto armado. Duas plataformas de serviços foram construídas na margem norte e no meio do canal sobre a formação Remolino, para os trabalhos preliminares das fundações dessas duas torres. A torre sul é posicionada na margem do canal. As estruturas das torres serão concretadas por conjuntos de formas trepantes.
RM Bridge
O programa RM Bridge da Bentley foi utilizado extensivamente pelas equipes do Ministério de Obras Públicas para reduzir os prazos de projeto da ponte Chacao e verificação posterior graças à analise paramétrica; maior rapidez em introduzir modificações ao projeto do tabuleiro em vista das estudos em túnel de vento; avaliação rápida de alternativas de projeto visando à construção, já considerando as fases subsequentes de operação e manutenção, além de solucionar complexos projetos estruturais. Este programa também permite respostas rápidas quando há mudanças climáticas extremas no Canal de Chacao durante os trabalhos de construção.
As gigantescas ancoragens para os cabos de suspensão são estruturas de concreto enterradas em ambas as margens. Uma vez prontas as torres, procede-se ao lançamento dos cabos de suspensão da ponte, formados por cordoalhas.
Concluídos os cabos de suspensão, começa a montagem das seções pré-fabricadas do tabuleiro metálico, começando pelo meio do vão, que serão trazidas por balsas e içadas à posição final, seguindo-se a sequência de balanços sucessivos. Quando entrar em operação em 2024 será a maior ponte pênsil da América Latina.
Um extenso programa de preservação ambiental foi elaborado para proteger a fauna e a flora da região, bem como a cultura aborígene e local— a exemplo das casas coloridas da ilha de Chiloé. Uma proposta incluída no programa prevê divulgar a cultura da ilha no continente, onde o centro mais próximo e conhecido é Puerto Montt, para incentivar o turismo. Outros benefícios com o menor tempo de travessia— as balsas demoram 45 minutos – são previsíveis no comércio e economia local, além de ligação terrestre para redes de água, energia e telecomunicações.
Perspectiva da nova estrutura, com quatro pistas de rolamento
Desenho dá a dimensão dos grandes vãos e alturas das torres
Affonso Penna é a ponte pênsil mais antiga do País
Os 158 m da ponte pênsil Affonso Penna, que liga Itumbiara( MG) a Araporã( GO), sobre o rio Paranaíba e foi inaugurada em novembro de 1909, é a mais antiga do Brasil. Foi fechada em 1972 e reaberta com restrições de peso para os veículos que a atravessam.
A mais famosa ponte pênsil do País é a Hercilio Luz, em Florianópolis( SC), com 821 m. Sua construção foi iniciada em novembro de 1922 e aberta em maio de 1926. Foi fechada pela primeira vez em 1982 e novamente em 1991. Passou por obras recentes e provisórias de reforço estrutural, enquanto aguarda por um projeto de total de recuperação.
A ponte pênsil de São Vicente( SP) mede 180 m. Sua construção começou em 1912 e foi aberta ao tráfego em maio de 1914. Está em trabalhos de restauração desde 2013, sem data de conclusão.
24 | O Empreiteiro | Dezembro 2016 / Janeiro 2017