de políticas públicas de inovação e com ações para tornar nossas empresas mais inovadoras . Hoje , são mais de 350 empresários participando do movimento . Relatou ainda que há cinco anos o grupo se associou ao Índice Global de Inovação , para entender por que o País não está bem quando são medidas performances dos países . O objetivo é buscar inspirações para promover mudanças .
Um dos pontos que a MEI trabalha é a questão das engenharias no Brasil , com um grupo de trabalho que está propondo atualização dos currículos dos cursos de engenharia , junto ao MEC e ao Conselho Nacional de Educação . De acordo com Gianna , “ hoje temos aprovadas novas diretrizes curriculares , formuladas com base no que é a demanda das empresas , com perfis de engenheiros que vão atender às demandas das empresas , um passo importante para a inovação no setor industrial . Entendemos que engenharia é fundamental para que se tenha um impulsionamento da inovação no País ”.
Para finalizar , a secretária de
Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo afirmou que existe espaço para a gestão local , para as comunidades locais se organizarem , encontrar soluções inovadoras para a sua recuperação e para a saída desta situação tão desafiadora que todos nós estamos enfrentando . “ No caso de Novo Hamburgo , temos todos os elementos e criamos as condições para o desenvolvimento , independentemente da situação que vamos enfrentar ”. Falou do trabalho que o município vem fazendo para garantir a diversificação da economia , entrando em cadeias produtivas com valor agregado , “ para modificar nosso perfil e criar novas competências para a nova economia ”. Lembrou mais uma vez do trabalho feito com as crianças , em busca da educação para a inovação .
Luís Lamb finalizou sua participação no debate lembrando que a questão da inovação requer agregação de conhecimento . “ A competição passa a exigir muita criatividade e muito conhecimento de base científica e precisamos iniciar pela educação . Se de um lado as lideranças empresariais estão cientes da necessidade e inovação , de outro precisamos de qualificação da nossa educação , passando a ter uma base científica maior , para lá na ponta a gente colher os resultados . Hoje , os líderes empresariais dizem que não chegam os engenheiros , e isto é resultado de nós não termos feito a lição de casa lá atrás , há algumas décadas . Não existe país que deu certo sem investir na educação de base científica e tecnológica ”.
Gianna Sagazio afirmou que “ a gente precisa trabalhar para informar , conscientizar as pessoas de que a inovação deve ser prioridade do Brasil ”. Citou o orçamento para 2021 que vai ter uma redução enorme no setor de pesquisa e ciência . “ Um orçamento que já era pequeno vai ficar ainda menor . Sem inovação não vamos conseguir superar as várias crises que estão superpostas - de saúde , econômica , social , desemprego , e voltar a crescer .” Pediu que os deputados votem a favor do PL 135 , para assegurar recursos para ciência , inovação e tecnologia no ano que vem .
novembro | dezembro • 23