Na sequência , o moderador perguntou aos debatedores sobre as estratégias que os governos estadual e municipal vêm desenvolvendo para apoiar o desenvolvimento econômico e quais as ações que estão sendo feitas para incentivar o desenvolvimento tecnológico .
O objetivo da inovação é qualificar a atividade econômica e qualificar a vida das pessoas . No Estado , vários programas , um deles um programa guarda-chuva chamado Inova RS , com participação ativa dos empresários e dos municípios , com participação forte da Feevale , Unisinos e instituições de ensino da região . O programa visa a explorar e desenvolver , agregar a inovação ao desenvolvimento da região . A inovação serve como ferramenta para incrementar e qualificar aquilo que a região tem em termos econômicos e de desenvolvimento . O programa envolve todas as instâncias da sociedade - a academia , lideranças empresariais , os governos municipais e as instituições que representam cada segmento . Outro programa que o governo estadual entende que é muito importante também no caso da região é o Tec Futuro , de tecnologias portadoras de futuro , que visa a agregar tecnologias identificadas como capazes de transformar e fazer com que a evolução das matrizes da economia do Estado aconteça de forma mais acelerada - apoiando empresas de todos os setores econômicos , em parceria com instituições de ensino e pesquisa , para agregar novas tecnologias para empresas de todos os portes .
Da mesma forma , o governo assinou em 1 º de outubro um programa de produtos premium , que visa dar visibilidade e auxiliar empreendedores da indústria a qualificarem seus produtos para uma questão de posicionamento de mercado , o que é muito importante em um momento que temos que competir com países que têm produção em massa . O programa tem como objetivo colocar o Estado em condições de diferenciar aquilo que a gente produz .
A secretária Paraskevi falou sobre o que o município está trabalhando na área da inovação . “ Estamos em um momento um pouco diferente , porque estamos concluindo um mandato , oportunidade de fazer uma revisão do trabalho feito nestes quatro anos . Gostaria de me concentrar no ponto específico da inovação , na gestão pública . No nosso caso , gostaria de enfatizar a vontade do governo municipal de criar um ambiente para ajudar os setores produtivos . Achamos que precisávamos mudar . Iniciamos projetos para transformar a cidade de Novo Hamburgo em um laboratório aberto para a inovação . E para isto é necessário não apenas recursos financeiros , mas também qualificação dos servidores para poder ajudar a população a alcançar objetivos de crescimento econômico . Investimento , regulação e qualificação são os pilares do governo municipal ”, afirmou a secretária . Lembrou que “ tivemos uma característica específica na cidade , porque havia empréstimo de 46 milhões de dólares junto ao BID , através do qual conseguimos executar nossa visão para um município inovador . Iniciamos com a criação de ferramentas que vão nos ajudar a chegar lá . Do ponto de vista da infraestrutura , a criação de um Centro de Inovação Tecnológica ”. A secretária enfatizou a decisão do município de alocar recursos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para a Secretaria da Educação , gerando investimentos em 24 escolas da rede municipal de ensino , com a instalação de minilaboratórios de inovação . “ Com isto inserimos na matriz curricular novas competências . Todas as ferramentas estão sendo colocadas à disposição das crianças , porque elas serão os futuros empreendedores e multiplicadores desta visão de inovação para nossa cidade .”
Quanto à qualificação , Paraskevi relatou que 99 % dos empreendedores de Novo Hamburgo são micro e pequenos empresários , que fazem parte da cadeia produtiva principal , que é o metal-mecânico e calçadista . Em parceria com o Sebrae , foi feito um investimento para apoiar estes empresários , para que eles possam passar pela pandemia , e saiam deste período mais preparados e qualificados . Com novos modelos de parcerias foi possível alcançar o maior número de empresários que passam por dificuldades , não somente para sobreviver agora , neste período tão desafiador , mas para eles poderem crescer .
A diretora de Inovação da CNI , Gianna Sagazio , iniciou sua participação no debate falando da importância de difundir a inovação , em todos os setores da economia . Como participante da CNI , diz que “ a inovação é fundamental para que a gente tenha uma indústria fortalecida , competitiva e de que de fato possa dinamizar nossa economia e gerar melhor qualidade de vida para as pessoas ”.
Convidada para falar sobre o cenário no Brasil , ela afirmou que na CNI o tema é muito relevante . Por entenderem que inovação é fundamental para tornar a indústria brasileira mais forte e mais competitiva . Lembrou que indústria no Brasil têm perdido muitas posições nos últimos anos , e que hoje o setor participa com apenas 11 % no PIB nacional . Gianna entende que “ inovação na estratégia requer trabalho não apenas do setor empresarial , mas do governo e da academia ”. E falou sobre o lançamento da Mobilização Empresarial pela Inovação ( MEI ), movimento que reúne as principais lideranças do Brasil , comprometidas e engajadas com a uma agenda
22 • novembro | dezembro