Produção e gestão de conteúdos para redes sociais
segundo evento da Semana
O do Calçado , também no dia 6 , reuniu três minipalestras com o tema Produção e gestão de conteúdos para redes sociais . Maicon Dias , fundador e CEO da Gampi Casa Criativa , representou a Merkator Feiras e Eventos , Kika Monteiro , gerente de comunicação e marketing da Francal Feiras , representou a Francal Ablac Show . Renata Arteiro , sócia da Talenttare Conteúdo e Criatividade , representou a Fenac Experiências Conectam | Fimec . A mediação foi de Marcela Chaves Wedig , do IBTeC .
Propósito de marca para se aproximar dos consumidores
Maicon Dias
“ As redes sociais não são uma tábua de salvação das empresas . Para se comunicar online com o cliente não se pode focar somente no produto , mas principalmente investir em estratégias e ações que façam as pessoas se sentirem tocadas , pois dessa maneira haverá o engajamento desejado . Neste nicho não basta jogar informação no mercado e esperar que o público interaja . As empresas e marcas que agem assim estão fadadas a morrer em pouco tempo . O consumidor precisa sentir que a marca o entende e está ao seu lado , falando diretamente com ele . Apesar disso , o que se nota é que na internet praticamente tudo é mais do mesmo . Prova disso é que sempre que surge um novo meme , um monte de marcas tenta navegar nessa onda , mas o público consumidor cada vez mais identifica e rejeita os oportunistas .”
Lembrando que propósito não pode ser inventado , e que as empresas precisam entender e deixar claro para as pessoas qual é o seu propósito , ele listou alguns aspectos que considera fundamentais para o engajamento do público-alvo .
- Experiência - tudo o que se diz deve estar alinhado com o que se faz . Não adianta querer levantar uma bandeira se não for agente dessa bandeira .
- Coerência - é preciso manter a coerência entre o que a marca diz e faz , independente da corrente da moda . Não pode sair indisciplinadamente jogando informação para todos os lados e mudando o discurso a cada momento .
- Consistência - tem que ser permanentemente atuante nos canais .
- Persistência - criar caminho e entregar propósito é uma construção que exige muita persistência . Se o propósito é verdadeiro a empresa não vai mudar , ela leva isto para o resto da vida , o propósito da marca aproxima os consumidores emocionalmente , deixa as marcas mais humanas mas ele não pode ser inventado e deve ser amplamente divulgado para ser entendido pelas pessoas e pelo mercado .
14 • novembro | dezembro