Semana do Calçado online :
NOVOS CAMINHOS , NOVAS SOLUÇÕES
• Luís Vieira
De 5 a 8 de outubro , aconteceu em Novo Hamburgo / RS a 5 ª Semana do Calçado , que nesta edição foi realizada 100 % online . Durante os quatro dias , instituições do segmento calçadista ( IBTeC , Abicalçados , Abrameq , Assintecal , CICB e Sebrae ) e promotoras de feiras ( Couromoda , Fenac , Francal e Merkator ) uniram-se para a realização de oito eventos voltados para a promoção da competitividade das empresas através da implantação de inovações e tecnologias , a geração de negócios pautados na melhoria da qualidade dos produtos , o aumento da eficiência nos processos produtivos e a otimização dos relacionamentos com o cliente através de multicanais digitais .
Conexão Couromoda
Os desafios e oportunidades da indústria e do varejo no pós-Covid foi o tema do primeiro webinar da Semana , através do qual o executivo do Bischoff Group , Jorge Bischoff , foi sabatinado por membros do Comitê Couromoda de Varejo e mediação do jornalista Mauro Moraes , editor-chefe do couromoda . com .
TENDÊNCIAS - “ O mundo vem mudando de forma muito acelerada nos últimos anos , e com a pandemia ações digitais que seriam tomadas em um ou dois anos tiveram que ser implantadas rapidamente . Mas fundamentalmente a marca , independente dos canais que usa para se comunicar com o mercado , precisa ter um propósito e passar isso para o consumidor , que é a estrela maior na decisão da compra e cada vez mais quer produtos com atributos de conforto , e as nossas marcas Jorge Bischoff e Loucos & Santos trabalham muito forte com este princípio .”
O presidente do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro , Calçado e Artefatos ( IBTeC ), Paulo Griebeler , comentou sobre a existência do Selo Conforto para comprovar os atributos oferecidos nos produtos , sendo uma oportunidade para o calçado brasileiro se destacar no mercado mundial . Jorge respondeu que acha positiva a iniciativa e acenou com a possibilidade de uma parceria com o instituto . “ Eu sempre me incomodei ao ver mulheres voltando de festas com o calçado na mão . Trabalhando com este cuidado conseguimos acertar o perfil dos calçados e estamos muito bem na questão do conforto para os pés ”, pontuou .
DESAFIOS - “ Nos adaptamos conforme os desafios aparecem . Com relação às franquias , por exemplo , começamos a fazer convenções online com foco na solução e não nos problemas , buscando , juntamente com os franqueados , entender quais os caminhos a se percorrer . Existe também um problema pontual com o abastecimento de algumas matérias-primas e precisamos encontrar soluções . Mas o maior desafio foi lidar com a situação de que tínhamos antes de iniciar a pandemia uma coleção que já estava bem encaminhada e de repente foi preciso repensar tudo . Apostamos em uma nova coleção que transmitisse sentimentos bons , como alegria e paz , e acertamos o passo . As consumidoras se identificaram e as vendas apresentam índices melhores do que imaginávamos .” Jorge também salientou que as lojas de shopping são um ponto delicado nesta situação de distanciamento social . “ Além das lojas de shopping terem que ser fechadas , as negociações com os shopping centers são sempre muito difíceis . Mas ainda assim esses locais são um grande palco para as vendas .”
OTIMISMO - “ Sou otimista quanto a retomada dos negócios . Se por um lado fechamos duas franquias , por outro abrimos outras seis ( até outubro ). O mundo não vai parar , só mudamos alguns processos . Temos que avançar com qualidade , tecnologia e design , e nesta busca somos desafiados o tempo todo , mas saímos mais fortificados quando focamos na solução e esquecemos os problemas .”
novembro | dezembro • 13