Dragões #446 Jan 2024 | Page 62

ANDEBOL

Precisamos de melhorar pequenos detalhes . Contra o Sporting perdemos por um golo na última jogada . Com mais sorte e se melhorarmos esses aspetos , vamos ganhar tudo o que falta .

mas aponta à próxima grande competição de seleções ? Bom , é sempre muito difícil . Os pontas direitas espanhóis são muito bons . Há jogadores fantásticos como o Aleix Gómez , o Kauldi Odriozola ou o Ferran Solé para esse posto , mas eu tento sempre trabalhar o máximo possível . Sou muito jovem ainda e não sei quando essa oportunidade poderá chegar , mas trabalho para isso .
Tem seis colegas na competição , cinco a representar Portugal e um na Macedónia . Isso divide-o ? Vou sempre apoiar a Espanha primeiro , mas se eles forem eliminados vou apoiar Portugal e espero que a competição lhes corra o melhor possível .
Compraria uma final entre Portugal ou Macedónia e Espanha ? Claro , a 100 %. Que Espanha vencesse , mas que os jogadores do FC Porto fizessem um grande jogo .
Não estando a competir , tem sempre mais algum tempo livre . Pensa utilizá-lo para descobrir a cidade ? Acho que este tempo é para me entrosar ainda mais com os meus colegas , organizar alguns jantares , atividades extras na cidade e melhorar , sobretudo individualmente .
O que costuma fazer nos tempos livres aqui ? Gosto de ir ao centro do Porto , acho que é muito bonito , e conhecer a cidade .
Vai começar um ciclo de estudos na Faculdade de Engenharia . O que espera ? É complicado porque tenho de mudar de idioma e de cidade , mas o Diogo Branquinho tem-me ajudado muito na adaptação à FEUP e em fevereiro vou começar . Vai ser bom estudar e jogar .
É difícil conciliar o andebol e os estudos ? Não . Se me organizar , sou capaz de conciliar tudo . É
preciso mais esforço e mais trabalho , mas é possível .
Ambiciona ser tão bom engenheiro como é jogador de andebol ? Não tenho pressa nos estudos porque o meu plano é ser jogador de andebol enquanto conseguir , mas quando acabar a carreira tenho esta hipótese de ser engenheiro .
O que mais gosta no Porto ? E no clube ? Gosto muito de Gaia porque os meus colegas espanhóis moram ali e passamos lá muito tempo . No clube , obviamente que são os meus colegas . São muito bons e acho que estamos a formar um grande grupo .
E sobre o andebol no nosso país , que visão tem ? Pensava que a Liga seria mais fraca , mas não é assim . Quando conheces a Liga , sabes que há jogadores e equipas boas . Obviamente , os três grandes estão mais separados do
resto , mas é grande o nível .
O que falta à equipa para alcançar o título nacional ? Precisamos de melhorar pequenos detalhes . Contra o Sporting perdemos por um golo na última jogada . Com mais sorte e se melhorarmos esses aspetos , vamos ganhar tudo o que falta .
E na Champions , até onde acredita que podem chegar ? Temos que passar a fase de grupos e depois ver a equipa que nos vai calhar no sorteio . Vamos acreditar em nós e confiar em chegar o mais longe possível .
Como se sentiu por se estrear nesta competição ? Nos primeiros jogos , estava nervoso , o que acho que é normal . É muito diferente jogar na Liga dos Campeões , o nível é muito alto , mas com um pouco mais de confiança vou sair-me muito bem . Lá estão os melhores jogadores do mundo e vê-se o nível do andebol na Europa .
62 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2024