Dragões #446 Jan 2024 | Page 61

ANDEBOL

Tento melhorar a cada dia , escutando os mais velhos . O António Areia tem-me ajudado muito , sobretudo nos treinos , e eu tento fazer o melhor para mim e para a equipa .

Como tem sido esta primeira época no FC Porto ? Bem , acho que estou a ter uma boa adaptação . Temos que melhorar certas coisas , mas estamos bem .

A adaptação ao clube e à cidade foram mais fáceis do que esperava ? Sim , ao clube porque os meus colegas me ajudaram muito e tornou-se fácil porque são todos muito bons . Quanto à cidade , gosto do Porto e ainda tenho muito para ver .
Quais foram os maiores desafios que enfrentou nestes meses iniciais ? O maior desafio foi trocar de país . É a primeira vez que estou a viver fora de casa , mas estou feliz com a adaptação e acho que vai ser um bom ano .
Entender português não é um problema ? Entendo , mas ainda não

consigo falar . Espero que agora possa falar mais .
Mudou de país aos 20 anos . O que o levou a tomar essa decisão ? Falei muito com os meus pais antes de tomar a decisão , mas se um clube como o FC Porto liga para ires para lá , tens que ir . Então o meu pai , sobretudo , disse-me que era a melhor opção e estou muito contente com a decisão que tomei .
Numa entrevista a um jornal espanhol disse que esta proposta era “ um comboio que não passa duas vezes ”. Foi assim que a encarou ? É um comboio muito bom e que não pode esperar mais uma vez .
Até ao momento , marcou 79 golos em 25 jogos . Tem alguma meta para esta época ? Não tenho uma meta pessoal , mas quero ajudar a equipa o máximo possível e fazer tudo para ganharmos o campeonato . Tento
fazer o máximo de golos possível porque se marcar mais golos a equipa estará melhor . Tento melhorar a cada dia , escutando os mais velhos . O António Areia tem-me ajudado muito , sobretudo nos treinos , e eu tento fazer o melhor para mim e para a equipa .
Chegou aqui com o estatuto de segundo melhor marcador da liga espanhola . Isso pesou ? O ano passado foi um grande ano para mim , porque tive muitos minutos no Ademar e , por sorte , saí-me bem . Fiz bons jogos e isso ajudou-me a melhorar a confiança , sobretudo .
Partilha a posição com o António Areia , que é talvez o melhor ponta direita português . Como é a vossa relação ? É o melhor ponta direita de Portugal e ajuda-me muito porque já joga aqui há muitos anos , é muito experiente , está sempre disposto a ajudar e estou-lhe muito agradecido .
Aprendeu alguma coisa com ele e transmitiu-lhe algo também ? Ajuda-me nos vários tipos de remate quando peço , só lhe posso agradecer . Costumamos praticar os livres de sete metros com o Diogo Rêma na baliza e estamos a melhorar .
Fechou 2023 com a melhor marca pessoal da época , 10 golos contra o Avanca . Foi a rampa de lançamento ideal para o ano que agora está a começar ? Sim , acho que foi bom para começar a segunda volta . Precisamos de fazer bons jogos porque vamos ter testes difíceis .
Que desejos tem para 2024 ? Ganhar todos os títulos das provas em que estamos inseridos , sobretudo o campeonato nacional e a Taça de Portugal . Na Champions , quero chegar o mais longe possível .
Certamente que desejaria estar a disputar o Euro agora em janeiro . Ainda não foi desta ,
61 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2024