BASQUETEBOL
AARON HARRISON
“ TEMOS EQUIPA E TALENTO PARA IR LONGE ”
Os primeiros tempos até podem ter sido discretos , mas com o desenrolar da temporada , Aaron Harrison ganhou confiança e um papel de relevo entre as opções de Fernando Sá , que considera “ um grande treinador ”. Nesta entrevista à DRAGÕES , o extremo norte-americano revela que o balneário portista é “ espetacular ” e “ um dos melhores ” em que já esteve , o que ajuda a explicar os resultados conseguidos até aqui .
ENTREVISTA de BRUNO LEITE
O número 3 azul e branco acredita que existe muito “ talento ” dentro do coletivo e que as possibilidades de sucesso são reais , mas é importante continuar a trabalhar para melhorar “ todos os dias ”. Confessando que poderia ter feito mais e melhor quando jogou na NBA ao serviço dos Charlotte Hornets e dos Dallas Mavericks , Aaron Harrison diz-se feliz na Invicta e vê o Mar Azul muito envolvido com a equipa , pois os adeptos portistas são “ fantásticos ” e “ muito leais ”.
Como surgiu a possibilidade de vir para o FC Porto ? Com sorte , o convite surgiu numa altura em que estava no Líbano , mas era uma situação diferente . Recebi uma chamada de alguém do FC Porto que se dá bem com o meu agente e tive a sorte de haver uma vaga para mim aqui . Foi assim que acabei no FC Porto .
Foi fácil dizer sim ao FC Porto ? Tinha outros convites ? Havia algumas opções para além do FC Porto , mas queria voltar a disputar uma competição europeia . Na generalidade , nunca tinha ouvido falar do basquetebol em Portugal , mas informei-me e achei que seria uma boa situação para mim . Fiquei muito entusiasmado com a possibilidade de vir .
O facto de haver mais norteamericanos no plantel facilitou a adaptação ? Sem dúvida , mas a verdade é que me dou bem com toda a gente . Os meus colegas , na generalidade , tornaram tudo mais fácil para mim desde o início . Toda a gente no FC Porto , da equipa técnica aos meus companheiros , fazem com que seja muito agradável estar aqui .
Que grupo encontrou aqui no FC Porto ? O nosso balneário é espetacular . Temos um grande equilíbrio entre aqueles que são mais divertidos e aqueles que são mais sérios . Temos um grande respeito uns pelos outros , que é o mais importante . Este balneário é um dos melhores em que já estive .
Como tem sido trabalhar com o treinador Fernando Sá ? O treinador Sá é espetacular , é compreensivo , paciente e , acima de tudo , quer ganhar . Essas são as coisas que queremos de um treinador e ele respeita-nos enquanto jogadores e enquanto pessoas . Não é fácil encontrar isso nos treinadores a nível europeu . O Fernando Sá é um grande treinador .
O facto de ele ter sido basquetebolista e de ter jogado no FC Porto faz com que a relação dele com os jogadores seja diferente ou especial ? Ele mantém-nos positivos e tenta reforçar a nossa confiança sempre que pode . Penso que essa é a melhor coisa que um treinador pode fazer por um jogador e ele faz isso muito bem .
Quão importante tem sido o percurso na FIBA Europe Cup ? Acho que nos temos dado muito bem na FIBA Europe Cup . Sei que Portugal não é olhado como um país de topo no que diz respeito ao basquetebol , mas sinto que temos equipa e talento para ir longe nesta competição . Temos de continuar a tentar melhorar e a tentar perceber como é que o basquetebol europeu é jogado e também como competir a nível europeu , pois é um pouco diferente . Acredito que posso ajudar nisso , pois já tenho alguns anos de experiência e acrescento isso à equipa .
Apesar do desgaste , acredita que a experiência europeia torna a equipa mais forte
57 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2024