falam para atingir o FC Porto e eu conheço bem a dimensão do nosso clube . Raramente falam para elogiar , só para deitar abaixo o FC Porto , mas é algo a que já estamos habituados . Foi mais numa vertente de desportista , de poder aprender coisas novas e de ir para um grande clube que forma grandes jogadores . Foi mais com esse pensamento de continuar a minha evolução que escolhi o Ajax .
Foi sozinho para os Países Baixos ? Não . Fui com os meus avós e com a minha namorada , que também me acompanhou muitas vezes .
Quão difícil foi a adaptação a um novo país , a uma nova cultura e a um novo clube ? Foi difícil , não tanto por sentir falta da minha família , porque
tive sempre os meus avós e a
|
minha namorada presentes , foi mais por sentir que não foram corretos comigo em muitos momentos . Mas faz parte da aprendizagem e saí mais forte de toda esta situação .
Como descreveria a estadia em Amesterdão ? Acho que foi uma aprendizagem e não posso dizer que foi mau , porque aprendi mesmo muita coisa . Se agora me sinto muito confiante e feliz muito se deve a essa passagem e à consciência que passei a ter de muitas coisas .
Na altura perguntaram-lhe quem era o jogador mais subvalorizado de sempre e respondeu Sérgio Conceição . Porquê ? Como jogador e como treinador acho que , por muito que ele faça , as pessoas vão sempre tentar diminuir as suas conquistas . Como jogador e como filho
|
consigo percebê-lo , por isso mantenho essa opinião .
Quão diferente é o Francisco que regressou do Francisco que saiu ? É muito diferente em muitos aspetos , não só como pessoa mas também como jogador . Mudei muito , sou um jovem e vou continuar a aprender sempre que puder .
O que distingue o campeonato neerlandês do português ? O futebol português é mais competitivo , acho que as equipas são mais bem organizadas e trabalhadas do que no holandês . Lá dependem muito da qualidade dos jogadores , há muito mais espaço para jogar e não se vê o mesmo do que aqui . Cá as equipas são muito bem trabalhadas , se não estivermos ao melhor nível acabamos por perder pontos e
|
lá na Holanda não é bem assim .
Regressar ao FC Porto era o único passo que lhe interessava dar ? Sim , sei que tinha outras propostas do estrangeiro , mas estar a sair de um clube que eu pensava ser o melhor para continuar a evolução noutro local , depois de um ano menos bem conseguido , achei que deveria voltar ao sítio onde me sinto verdadeiramente feliz e , depois de o FC Porto me contactar , percebi que era a melhor solução .
2023 / 24 está a ser um ano de afirmação a nível individual ? Sem dúvida , ainda não viram a minha melhor versão . Disso tenho a certeza porque sei do que sou capaz e sei que ainda vou conseguir demonstrar às pessoas . Sei que essa melhor versão vai acabar por
|
16 |