“ O MEU PAI JOGOU NO FC PORTO , OS MEUS IRMÃOS MAIS VELHOS TAMBÉM SÃO ADEPTOS DO CLUBE E CRESCEMOS SEMPRE A OUVIR FALAR NO FC PORTO . ACABÁMOS POR QUERER SABER MAIS E POR NOS TORNARMOS ADEPTOS . LÁ
EM CASA TODOS NASCEMOS PORTISTAS E SEREMOS PORTISTAS A VIDA TODA .”
ENTREVISTA
“ O MEU PAI JOGOU NO FC PORTO , OS MEUS IRMÃOS MAIS VELHOS TAMBÉM SÃO ADEPTOS DO CLUBE E CRESCEMOS SEMPRE A OUVIR FALAR NO FC PORTO . ACABÁMOS POR QUERER SABER MAIS E POR NOS TORNARMOS ADEPTOS . LÁ
EM CASA TODOS NASCEMOS PORTISTAS E SEREMOS PORTISTAS A VIDA TODA .”
os miúdos a partir de uma certa idade , e vivi sozinho em Alcochete durante dois ou três anos . de ser portista por causa disso . Era o meu trabalho e tinha que defender o clube até à morte .
Quem lhe fazia companhia lá ? Tinha muitos amigos em Alcochete , aqueles que jogavam comigo , que eram da minha idade e vinham de fora para jogar no mesmo escalão . Acabámos por criar amizades que ficam , mas foi um período difícil numa idade em que sentimos falta da família . Sentimos sempre , mas naquela idade , em fase de crescimento , ainda era uma criança e necessitava mais da minha família , por isso tive alguma dificuldade em adaptar-me .
A vinda do Sérgio Conceição de Nantes para o Porto foi decisiva para o Francisco se mudar também ? Pesou um pouco , mas quando decidi que não iria começar outra época no Sporting ainda não sabia da transferência dele para o FC Porto . Já tinham falado com o meu pai sobre a possibilidade de eu vir para o FC Porto , mas não sabia que ele vinha . Quando soube que ele também vinha para o FC Porto ainda mais feliz fiquei , claro .
Como lidou com as saudades de casa ? Tentava ir a casa todos os fins de semana ou que os meus pais viessem vir ter comigo a Lisboa todos os fins de semana . Só dessa forma é que consegui aguentar dois anos na Academia , porque foi um período difícil . Depois desse tempo o Sporting queria que eu continuasse , mas eu achei que a falta da família pesava muito na minha balança .
E com o facto de ser um portista na Academia rival ? Nunca o demonstrei no clube rival , mas claro que tive sempre as raízes portistas presentes em mim . Sabia que estava a defender o Sporting , o meu clube na altura , mas não deixei
Entre o fim de 2017 e o início de 2021 jogou no Padroense , nos sub-17 , nos sub-19 e na equipa B antes de chegar à principal . Como explica essa ascensão meteórica ? Desde que cheguei ao FC Porto senti uma alegria diferente a jogar futebol , porque estive longe da família , sentia saudades , queria voltar para casa e estar junto dos meus . Poder representar o clube de que gosto , o clube de que ouvia falar enquanto crescia … Teve muita influência no meu futebol , trouxeme felicidade , permitiu-me viver o momento , as coisas encaminharamse e fui queimando etapas que graças a Deus consegui concretizar .
Quem vir fotos desses tempos nota uma grande diferença . A que se deveu a transformação física ?
13 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2024