Dragões #445 Dez 2023 | Page 55

ANDEBOL
“ COMPITO PARA SER O MELHOR E TREINO PARA SER O MELHOR TODOS OS DIAS . OLHO PARA O LADO E TENTO APRENDER COM OS MEUS COLEGAS SEMPRE PARA MELHORAR .”
NOME RUI SOUSA MARTINS SILVA DATA DE NASCIMENTO 28 DE ABRIL DE 1993 NATURALIDADE GUIMARÃES ALTURA 1,85M PESO 88kg POSIÇÃO CENTRAL CAMISOLA 14 CLUBES XICO ANDEBOL SPORTING FC PORTO TÍTULOS 4x CAMPEONATO NACIONAL 6x TAÇA DE PORTUGAL 3x SUPERTAÇA
concretizá-los . A minha prioridade era ser campeão , já o consegui . Consegui já algumas vezes , isso também foi muito importante . Sinto que foram anos muito bem passados e fico muito feliz com aquilo que fiz até hoje , mas tenho muita vontade ainda de dar muito mais , porque sei que tenho muito mais para dar .
É uma ligação para manter até ao fim da carreira ? Neste momento tenho contrato , sinto-me uma pessoa muito feliz no FC Porto , sou uma pessoa agradecida ao clube , tento retribuir da forma que posso e consigo e não vejo motivos para isso acabar . Estou muito feliz por continuar aqui e espero continuar aqui durante muitos anos .
Como carateriza o carinho que os adeptos lhe dão ? O carinho é ótimo . Fico muito feliz porque é muito bom saber que as pessoas se identificam connosco , neste caso comigo . Saber que as pessoas olham e se reveem naquilo que eu sou e que dou .
Sem eles , acho que é muito mais difícil e espero que cada vez sejam mais a apoiar-nos e que esta história continue , porque acho que a minha vida aqui está a ser muito bonita e quero que continue assim .
Desde a última entrevista , muito mudou . A tatuagem que tem no braço ajuda-o a ser melhor todos os dias ? Ajuda . O FC Porto tem sido uma montanha russa de emoções . Desde que estou aqui , vivi os piores momentos da minha vida pessoal , mas também os melhores profissionais e pessoais . É algo que marca e esta tatuagem vai comigo para todo o lado e ajuda-me a ser mais forte . Tem sido algo que tenho tentado conquistar ao longo dos anos .
Que exemplos lhe deixou Quintana para o futuro ? A alegria , a fome de querer mais , de querer ganhar e ir contra tudo e contra todos por causa dessa exigência , até contra os colegas para exigir mais de cada um . Isso passa para o dia a dia pessoal e
sinto que essas mensagens me tornaram melhor e mais forte .
Aproxima-se uma grande competição de seleções . Estar na final ou ganhar um Europeu é um sonho ou um objetivo ? É um sonho . Sou da opinião de que devemos ir passo a passo , devagar , porque ninguém conquistou nada de um dia para o outro . Devagar , com humildade , trabalho e exigência conseguimos fazer coisas boas e já demos prova disso .
Jogar semanalmente na Liga dos Campeões contra os melhores do mundo facilita tudo ? É óbvio . Um dos grandes desafios que tínhamos era estarmos ao mais alto nível para evoluirmos como jogadores e competirmos a um nível elevado de forma regular para nos adaptarmos às grandes competições de seleções . Competir na Champions todos os anos com o FC Porto dá-nos outra experiência .
É uma peça fundamental na
equipa e é já reconhecido por toda a Europa . Incluise no seu top de melhores centrais do mundo ? Compito para ser o melhor e treino para ser o melhor todos os dias . Olho para o lado e tento aprender com os meus colegas sempre para melhorar . Sei que há grandes jogadores , se calhar têm coisas melhores do que eu e vice-versa , mas estar entre eles neste momento da minha carreira é o grande objetivo e o sonho que tenho construído desde que jogo andebol .
E se reduzirmos a lista aos que têm como principal caraterística organizar o jogo ? Tenho noção de onde estou e do meu mérito , mas tudo depende de opiniões e de gostos . Uns vão identificar-se mais comigo do que outros . Se um atleta está ao mais alto nível durante muito tempo e conquista vários troféus , é sinal de que a qualidade está lá . Eu estou lá , considerome um deles , treino para isso e isso é o mais importante .
55 REVISTA DRAGÕES DEZEMBRO 2023