ANDEBOL
“ TEMOS DE CONTINUAR A CRESCER E DE CONTINUAR A CONQUISTAR MAIS TÍTULOS , NÃO NOS PODEMOS ESQUECER DA VONTADE DE GANHAR E DE QUERER SEMPRE MAIS .”
obrigatório e deixar tudo o que temos é obrigatório . Por isso não falo da questão “ penta ”, falo de sermos campeões nacionais da época 2023 / 24 . Esse é o grande objetivo .
São o principal favorito a conseguir o título ? Desde que cheguei ao FC Porto , o clube sempre foi favorito a ganhar e ganhámos mais do que aquilo que perdemos . Por isso estamos aqui para ganhar e não podemos fugir a isso .
Voltou a Guimarães para defrontar o seu irmão recentemente . Como foi ?
Não foi a primeira vez que joguei contra o meu irmão , mas foi especial por ter jogado contra o meu irmão , na minha cidade e contra um clube pelo qual tenho um carinho muito grande . Acho que , no desporto , acabamos por perceber que a parte profissional é o que mais importa e com o passar dos anos vamos tendo sempre cada vez mais desafios . Foi mais um desafio que tive pela frente . Felizmente , acho que fomos claramente superiores e conseguimos ganhar .
Entre clube e seleção , já está na casa das três dezenas de jogos nesta temporada . Há ainda um Europeu em janeiro e todas as decisões nas provas de clubes . É demasiado ? É sempre uma sobrecarga para os atletas e acho que a opinião do atleta devia contar mais . O facto de estarmos inseridos num clube que quer conquistar todos os títulos e está sempre ao mais alto nível obriga-nos também a isto . Faz parte de ser atleta profissional , de querer jogar nos grandes palcos . Isto é a minha vida e eu adoro fazer o que faço e adoro poder jogar duas vezes por semana .
Como se aguenta ? Esta sobrecarga prejudica muito ? Não é fácil , a verdade é essa , mas acredito que descansando como devemos e tendo o apoio em casa que felizmente tenho , ajuda bastante . Sabemos que um atleta passa sempre por momentos menos bons , outros melhores e quantos mais jogos , mais sobrecarga há na parte mental , o que acaba também por influenciar muito . A experiência e todo o apoio que sinto ajuda-me sempre a tentar estar no meu melhor e a dar sempre o máximo .
E as viagens ? Acho que foi um hábito que felizmente ganhei e os últimos anos têm sido assim . O corpo já se habituou , a cabeça também e agora é deixar andar e esperar que não chegue o dia em que deixemos de o fazer , porque é mau sinal .
2023 foi um ano especial a nível pessoal e profissional ? Como carateriza este ano ? Eu olho sempre para todos os anos como anos de aprendizagem e foi mais um a nível pessoal e coletivo . Trouxe-nos novos desafios , há mais coisas a atingir e acho que a vida é mesmo isto . Vamos cair e vamos levantar-nos . É um recomeçar constante , mas acredito que os últimos anos têm sido de mais vitórias do que de derrotas e isso tem sido muito positivo .
Esteve em bom plano nos jogos de maior cartaz desta época . Gosta de jogos grandes ? Procuro estar sempre no meu melhor e tento estar focado seja em que jogo for , porque às vezes podemos estar a defrontar um adversário teoricamente mais fácil e , quando nos apercebemos , podíamos ter-nos dedicado mais ao jogo , este pode tornar-se um pouco mais complicado e já é difícil voltar . [ A motivação e a adrenalina nos jogos grandes ] são outras . Isso não vou esconder . O Benfica , por exemplo , é um clube rival , contra o qual estamos sempre a lutar para ganhar os títulos todos os anos . O Barcelona é um dos melhores clubes do mundo , se não o melhor , que tem conquistado vários títulos .
Está cá desde 2015 , já conquistou muitos troféus . O que lhe falta alcançar aqui ? Falta ganhar mais . Falta atingir , se calhar , algo inédito , histórico na Europa , mas sei que a probabilidade é reduzida , o que não quer dizer que seja impossível , porque acho que já provamos que às vezes o impossível não existe . Temos de continuar a crescer e de continuar a conquistar mais títulos , não nos podemos esquecer da vontade de ganhar e de querer sempre mais . Às vezes o facto de ganharmos tantas vezes pode levar a algum desleixo , mas isso não pode acontecer . Acho que a fome tem que continuar e acredito que ainda temos fome para ganhar mais um campeonato e mais uma Taça de Portugal .
Qual é o balanço que faz do seu percurso de azul e branco ? Cheguei ao FC Porto com muitos sonhos , muitos objetivos e felizmente tenho conseguido
54 REVISTA DRAGÕES DEZEMBRO 2023