GUARDA FACTOS
ALEGRIAS AOS MILHARES O FC Porto venceu em Vizela por 2-0 e Jorge Nuno Pinto da Costa alcançou mais uma marca histórica : mil vitórias no campeonato . Os números são esclarecedores sobre a superioridade azul e branca na Liga Portuguesa desde 23 de abril de 1982 : no mesmo período , o Benfica ganhou 914 jogos e o Sporting 812 . Inigualável . E não é só à escala nacional que este número não tem comparação . O presidente mais titulado da história do futebol supera largamente a quantidade de triunfos na liga de outros líderes históricos , como Jean Michel Aulas - 618 vitórias em 36 anos à frente do Lyon - e Santiago Bernabéu - 602 em 35 anos como presidente do Real Madrid .
JÁ LÁ MORA O PRIMEIRO Rodrigo Mora continua a bater recordes de precocidade : o prodigioso adolescente começa a dar os primeiros passos no futebol sénior e passou a ser o jogador mais novo de sempre a marcar na Segunda Liga . Com precisamente 16 anos e meio , o criativo que António Folha tem feito entrar para o corredor esquerdo do ataque marcou o segundo golo dos “ bês ” em Penafiel ( 3-2 ) e superou o registo de Cher Ndour , atualmente no Paris Saint-Germain , que tinha faturado pela equipa B do Benfica aos 17 anos . Proveniente do Custóias e com uma passagem pela Dragon Force , Mora rubricou contrato com o FC Porto em 2016 , acabou de assinar contrato profissional e assumiu como objetivo vencer uma Liga dos Campeões pelo clube do coração . O céu é o limite …
BRASILEIROS À CONQUISTA DA EUROPA Dois dos três melhores jogadores da Liga dos Campeões 2023 / 24 vestem de azul e branco : Galeno e Evanilson receberam os prémios MVP da primeira e terceira jornadas europeias depois das fantásticas exibições na Alemanha e na Bélgica . Galeno arrancou a Champions a assinar dois golos e uma assistência em Hamburgo , casa emprestada do Shakhtar Donetsk ( 3-1 ), superou a concorrência de Jude Bellingham , Martin Odegaard e João Félix , e foi a estrela preferida dos adeptos na ronda inaugural da Champions . Evanilson não ficou atrás do compatriota , pelo contrário . O avançado começou o jogo em Antuérpia como suplente , marcou por três vezes ao campeão belga em apenas 38 minutos ( qual delas a melhor ?) e provou que os diamantes se devem guardar no banco . Antes dele já 100 craques do futebol haviam feito hat-trick na maior prova de clubes do mundo - feito que , até ver , só o camisola 30 portista conseguiu na presente edição .
Rangers - FC Porto 3-2 13 de setembro de 2005 Ibrox Stadium , Glasgow
Real Madrid - Dortmund 2-2 6 de novembro de 2012 Estádio Santiago Bernabéu , Madrid
FC Porto - Antuérpia 2-0 7 de novembro de 2023 Estádio do Dragão , no Porto
41 REVISTA DRAGÕES NOVEMBRO 2023