ENTREVISTA maneira totalmente diferente daquela que via no Brasil e a evolução que tive aqui é ainda maior do que imaginava .
Quando chegou , o Evanilson já cá estava . Foi alguém importante na adaptação do Pepê ao clube e à cidade ? Sem dúvida nenhuma ! Desde a minha chegada , e até mesmo antes de assinar contrato , ele ajudou-me muito . Quando cheguei , o Evanilson e o Otávio ajudaram-me muito , mas todos os companheiros foram fundamentais . O Evanilson , pela amizade que temos , foi alguém que me ajudou muito na minha adaptação ao FC Porto e à cidade do Porto .
E o primeiro contacto com Sérgio Conceição ? Como foi ? Tal como o presidente , disse-me para ter tranquilidade , para ser o jogador que era no Brasil e que aqui toda a gente me ia apoiar e ajudar , mas que no início iria ser difícil devido à diferença de futebol . Mas sempre me disse para ter tranquilidade e boa cabeça no trabalho diário . abertos . O mister Sérgio Conceição é alguém que me ajudou muito a tornar-me naquilo que sou hoje .
Ainda se lembra de como surgiu a possibilidade de jogar a lateral direito e o que pensou nessa altura ? Creio que , na altura , foi mais uma situação de improviso do mister Sérgio Conceição , mas foi bom para mim . É uma posição na qual posso melhorar cada vez mais . Na altura achei estranho , pois era uma posição na qual nunca tinha jogado , mas o importante é jogar e poder ajudar a equipa . Graças a Deus , hoje posso ajudar a equipa em várias posições .
Ele é muito importante na forma como incute a mística do FC Porto no balneário ? Sem dúvida ! O mister é alguém que transmite tudo isso para nós no balneário em todos os momentos , nos bons e nos menos bons . Dá sempre o máximo para nos ajudar , para nos apoiar e para nos incentivar . É assim que também damos o nosso máximo dentro do campo .
Foi difícil habituar-se à exigência dele ? No começo foi bem complicado . O mister exige sempre o máximo , tanto nos treinos como nos jogos . Ao início custou-me um pouco , pois o trabalho não era tão intenso na América do Sul . Foi difícil , mas graças a Deus consegui adaptar-me bem .
Em que aspetos sente que cresceu desde que é treinado por Sérgio Conceição ? Em muitos ! Como já disse , comecei a ver o jogo de uma maneira totalmente diferente por jogar noutras posições . Dantes tinha uma pequena noção , mas hoje consigo ver com os olhos completamente
“ NO COMEÇO FOI BEM COMPLICADO . O MISTER EXIGE SEMPRE O MÁXIMO , TANTO NOS TREINOS COMO NOS JOGOS . AO INÍCIO CUSTOU-ME UM POUCO , POIS O TRABALHO NÃO ERA TÃO INTENSO NA AMÉRICA DO SUL . FOI DIFÍCIL , MAS GRAÇAS A DEUS CONSEGUI ADAPTAR-ME BEM .”
13 REVISTA DRAGÕES NOVEMBRO 2023