Dragões #444 Nov 2023 | Page 12

F

Foi precisamente por tudo o que faz dentro do campo que Pepê recebeu o Dragão de Ouro , na categoria Futebolista do Ano , no passado mês de setembro , algo que o avançado brasileiro já tinha imaginado e que o “ motiva ainda mais a continuar a trabalhar e a melhorar ”. Ainda assim , mais importante do que as distinções individuais são as vitórias coletivas , por isso é que a equipa vai fazer tudo para “ dar alegrias aos adeptos a nível nacional e internacional também ”. Fã de basquetebol e da NBA e um humilde craque no CS ( Counter-Strike ), Pepê prepara-se para realizar mais um sonho , o de ser pai : “ Se Deus quiser , na próxima vez em que marcar um golo vou comemorar de forma especial e dedicar ao meu filho ”. E por falar em sonhos , entretanto também já concretizou o de se estrear pela seleção brasileira .
A cumprir a terceira temporada no FC Porto , como descreveria a experiência que tem vivido até aqui ? Tem sido uma experiência muito boa , melhor do que imaginava . Chegar à minha terceira época aqui da maneira que estou hoje … Evoluí muito como jogador e como pessoa também e isso também é mérito do mister , da equipa técnica e dos meus companheiros , que me deram todo o apoio desde a minha chegada . Ao início senti algumas dificuldades , mas sempre me ajudaram em tudo o que foi possível .
“ NÃO ACHAVA QUE PODERIA EVOLUIR TANTO COMO JOGADOR E EM PODER JOGAR NOUTRAS POSIÇÕES , POR EXEMPLO . ISSO TEM-ME AJUDADO A VER O FUTEBOL DE UMA MANEIRA TOTALMENTE DIFERENTE DAQUELA QUE VIA NO BRASIL E A EVOLUÇÃO QUE TIVE AQUI É AINDA MAIOR DO QUE IMAGINAVA .”
Ainda se lembra do dia em que assinou pelo FC Porto ? Lembro ! Foi antes de um jogo pelo Grémio , creio que em São Paulo , e lembro-me quando o meu empresário chegou com o contrato para assinar . Foi um dia muito especial para mim e que me deixou muito feliz .
O que lhe disse Jorge Nuno Pinto da Costa na primeira vez em que esteve com ele ? Disse-me para ser aquilo que era no Brasil , para ser o jogador que era no Grémio e que aqui os adeptos me iriam apoiar de todas as maneiras possíveis . Desde a minha chegada , tudo tem sido incrível .
A realidade que encontrou no FC Porto correspondeu a todas as expetativas que trazia do Brasil ? Até superou , posso dizer . Não achava que poderia evoluir tanto como jogador e em poder jogar noutras posições , por exemplo . Isso tem-me ajudado a ver o futebol de uma
12 REVISTA DRAGÕES NOVEMBRO 2023