Dragões #442 Set 2023 | Page 47

ANDEBOL

Está a iniciar a segunda época em Portugal . Como descreve a aventura com a camisola do FC Porto até agora ? É fantástico , um sentimento mesmo muito bom . As férias já passaram e desde aí fiquei muito ansioso por este início de temporada . Estou muito entusiasmado para a época que agora estamos a iniciar . Gosto muito de vestir esta camisola , orgulho-me de poder mostrar isso a toda a gente .

Nesta nova época chegou um novo treinador , o Carlos Resende . Que opinião tem do seu trabalho ? Até agora , surpreendeu-me muito . É um treinador muito bom , adora estatísticas e fazer sessões de vídeo para melhorarmos . É mais parecido com os treinadores escandinavos do que o que pensei que seria . Estou positivamente surpreendido pela forma de ele ser , é muito bom a gerir o plantel e a manter-nos no máximo . A pré-época foi muito boa .
O papel que terá este ano será diferente daquele que teve na época passada ? Acho que este ano terei um papel ainda mais importante do que aquele que desempenhei na época passada . O Carlos disseme para me preocupar em fazer aquilo em que sou bom , para dar o meu melhor , de forma a ajudar a equipa , e para lutar . Deu-me bons conselhos e vou dar tudo em campo para termos sucesso .
Como descreve as primeiras semanas de trabalho ? Foram muito boas . O primeiro par de semanas foi muito difícil , corremos muito nos treinos e tivemos muitos jogos . As semanas têm sido fantásticas e estamos muito bem . Enquanto equipa , estamos melhor do que no final da pré-temporada anterior . Todos os jogadores estão muito entusiasmados para este novo ano desportivo .
Espera marcar muitos golos esta época ? Espero conseguir marcar muitos golos , mas ser o nosso melhor marcador não é o meu objetivo principal . Quero que a equipa ganhe tudo e quero ajudá-la da melhor maneira . Se marcar golos for a forma de o fazer , vou dar o meu melhor para o conseguir .
Na final da Supertaça Ibérica , frente ao Barcelona , tiveram dificuldades no início de ambas as partes . Qual foi o motivo ? O Barcelona é uma grande equipa com excelentes jogadores . Não começámos muito bem , mas somos um grupo muito bom e lutámos uns pelos outros . Depois dos primeiros dez minutos entrámos na partida e conseguimos ir empatados para o intervalo . Mostrámos que conseguimos competir com equipas do calibre do Barcelona e acho que temos um belo plantel este ano .
Mostraram toda a vossa coragem e crença nesse jogo . Esses atributos são cruciais para o que se avizinha ? Sem dúvida ! Quero fazer o meu melhor dentro do campo e vou fazer de tudo para mostrar aos adeptos que estou aqui para dar tudo pelo clube . Tudo foi novo no ano passado , mas nesta época os jogadores à minha volta já sabem no que sou bom e no que não sou tão bom . A nossa comunicação melhorou muito e , quando não sabemos o que fazer , o Carlos consegue orientar-nos . Essa é a chave para esta temporada .
Terá de lutar com o Vasco Costa pela titularidade na posição de lateral esquerdo .
“ Se pudesse ter a potência de remate dele [ do Vasco Costa ], adoraria . Acho que tenho um remate potente , mas ele coloca muita força quando atira . Se ele me pudesse dizer como consegue , ficar-lhe-ia agradecido .”
O que pensa dele ? O Vasco é fantástico . Fora do campo é um rapaz muito simpático , gosto muito dele , e dentro do campo dá tudo o que tem . Estou muito surpreendido como ele , aos 17 anos veio para um clube como este e está a sair-se tão bem e a fazer tudo da maneira que faz . É muito fácil jogar com ele e adoraria ajudá-lo nesta temporada . Na pré-época , tentei dar-lhe alguns conselhos baseados na experiência que tenho . Desejo-lhe o melhor e espero e acredito que ele vai ser uma mais-valia para nós este ano . Se pudesse ter a potência de remate dele , adoraria . Acho que tenho um remate potente , mas ele coloca muita força quando atira . Se ele me pudesse dizer como consegue , ficar-lhe-ia agradecido . Somos uma equipa grande e não interessa se tens 17 ou 35 anos . Se alguém tiver algo para me ensinar , pode sempre vir ter comigo e explicar-me . Tentamos ajudar-nos mutuamente e não sou mais do que o Vasco para não o poder ouvir . Se ele me quiser ensinar algo , estarei disposto a ouvir .
Conquistar o pentacampeonato é a única coisa que lhe passa pela cabeça ? É muito importante ganharmos o campeonato , é o nosso principal objetivo . O segundo lugar não é suficiente . Queremos ganhar todos os jogos e , principalmente contra os outros candidatos ao título , queremos demonstrar
47 REVISTA DRAGÕES SETEMBRO 2023