HOMENAGEM massa adepta e identificação perante o clube , valores que o Athletic Club procura preservar ”. “ O One Club Man Award é mais do que um simples prémio , é o reconhecimento dos méritos e valores associados às carreiras futebolísticas ”, concluem os bascos . Tal como os antecessores , João Pinto receberá o galardão no relvado de San Mamés , antes do encontro frente ao Getafe , no próximo dia 27 de setembro . “ Sinto-me feliz por esta homenagem , principalmente vinda de um clube como é o Athletic Club ”, disse o antigo lateral dos Dragões ao tomar conhecimento da distinção . “ Agradeço , desde já , ao clube e ao seu presidente pela homenagem que me vão fazer . Fico satisfeito porque é sinal de que , muitos anos após ter terminado a minha carreira , as pessoas ainda se lembram de mim .” “ É de uma importância muito grande por vir do estrangeiro ”, continuou João Pinto . “ Por vezes , as pessoas do FC Porto não são
Equipa de iniciados do FC Porto de 1976 / 77 , que foi campeã nacional . Em baixo , João Pinto é o terceiro a contar da esquerda , ao lado de Jaime Magalhães
distinguidas como mereciam e como acontece noutros clubes portugueses , mas é bom que um clube estrangeiro se lembre de nós , principalmente um com o carisma e o valor que o Athletic Club tem .” O mítico capitão dos azuis e brancos não terminou sem agradecer também ao FC Porto : “ Jogar 20 anos no mesmo clube hoje é impossível . Na altura era mais frequente , embora tenha sido nesses anos que os jogadores começaram a ter maior liberdade para trocar de clube . Tive duas oportunidades para isso acontecer , mas fiquei pelo FC Porto porque foi o clube que me deu tudo ao longo da minha carreira para conseguir os êxitos desportivos e pessoais . Quero agradecer ao FC Porto pelo que sou hoje .”
“ Além de uma equipa de extraordinário prestígio internacional , o FC Porto é um clube que tem sido parte importante dos nossos 125 anos de história , ao longo dos quais nos defrontamos oito vezes , e entre os atletas mais marcantes ergue-se um futebolista lendário : João Domingos da Silva Pinto .”
“ Jogar 20 anos no mesmo clube hoje é impossível . Na altura era mais frequente , embora tenha sido nesses anos que os jogadores começaram a ter maior liberdade para trocar de clube . Tive duas oportunidades para isso acontecer , mas fiquei pelo FC Porto porque foi o clube que me deu tudo ao longo da minha carreira para conseguir os êxitos desportivos e pessoais .”
36 REVISTA DRAGÕES SETEMBRO 2023