Dragões #435 Fev 2023 | Page 31

LIGA DOS CAMPEÕES
10 ABRIL DE 2003 Simone Inzaghi fazia parte da equipa da Lazio que , em abril de 2003 , não resistiu a uma das mais brilhantes exibições do FC Porto no entretanto desaparecido Estádio das Antas . No memorável percurso para Sevilha , onde ergueu a Taça UEFA , o FC Porto destroçou a superequipa de Roberto Mancini com uma remontada histórica e uma exibição notável selada com golos de Maniche , Derlei ( que bisou ) e Postiga . A Simone Inzaghi sobrará sempre a atenuante e o argumento de ter entrado aos 57 minutos para o lugar de Enrico Chiesa , já com o resultado fechado ( 4-1 ) e sem volta a dar .
Só o português José Mourinho treinou as duas equipas e fê-lo de forma duplamente soberba . Além das ligas , taças e supertaças dos dois países , que conquistou em igual número em Portugal e Itália perfazendo um total de oito troféus , o “ Special One ” venceu a Liga dos Campeões com o FC Porto e o Inter num intervalo de seis anos . Primeiro em Gelsenkirchen , mais tarde em Madrid .
O FC Porto prepara-se para subir ao tapete verde de San Siro pela oitava vez e já lá vão mais de 43 anos desde que um golo solitário de Duda ajudou a equipa de José Maria Pedroto a tombar o Milan , um verdadeiro gigante à altura . De então para cá seguiram-se mais quatro jogos com os milanistas e outros dois com o Inter . O saldo não é favorável , mas dele sobressai uma exibição que quem viu jamais esquecerá : a 11 de setembro de 1996 , com Sérgio Conceição em campo , Jardel saiu do banco para consumar uma reviravolta épica que entra nas contas de um recorde de pontos ( 16 ) na fase de grupos da Liga dos Campeões . Um pouco mais de 23 anos depois , com Sérgio Conceição no banco , já na qualidade de treinador , o FC Porto repetiu a mesma marca e o primeiro lugar .
FC PORTO 2 - 0 INTER LIGA DOS CAMPEÕES F A S E D E G R U P O S ESTÁDIO DO DRAGÃO , NO PORTO 19 DE OUTUBRO DE 2005 Marco Materazzi ( 22 ’ p . b .) e Benni McCarthy ( 35 ’)
INTER 2 - 1 FC PORTO LIGA DOS CAMPEÕES F A S E D E G R U P O S ESTÁDIO SAN SIRO , EM MILÃO 1 DE NOVEMBRO DE 2005 Julio Cruz ( 74 ’ pen . e 82 ’); Hugo Almeida ( 15 ’)
31 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2023