LIGA DOS CAMPEÕES
Do carioca Juary ao gaúcho Alex Telles , 11 jogadores vestiram as duas camisolas listadas do FC Porto e do Inter de Milão ao longo de mais de três décadas , com Fredy Guarín a distinguir-se como o único a ultrapassar a centena de jogos pelos dois emblemas , embora com a agravante de só ter conquistado títulos de azul e branco . Maniche , Ricardo Quaresma , Mariano González e Pelé precisaram de muito menos do que o total de 141 jogos acumulados pelo médio colombiano pelos “ nerazzurri ” para conquistar pelo menos um “ scudetto ” – Quaresma fê-lo por duas vezes e ainda passou a mão a uma Liga dos Campeões . A lista fica completa com os nomes de Sérgio Conceição , Rolando , Álvaro Pereira e Dani Osvaldo .
Adriano , o “ Imperador ”, é o melhor marcador do histórico de confrontos entre FC Porto e Inter , condição que o brasileiro conquistou numa só noite , a de 5 de março de 2005 , quando , em San Siro , fez um “ hat-trick ” que ditou a vitória dos milaneses por 3-1 na segunda mão dos oitavos de final da Champions e o afastamento do então detentor do título . Os cinco golos dos Dragões apontados nos quatro jogos – todos da Liga dos Campeões e todos disputados em 2005 – foram da autoria de Hugo Almeida ( na transformação fulminante , e já icónica , de um livre direto em Itália ), Benni McCarthy , Ricardo Costa , Jorge Costa e do próprio Marco Materazzi , que , no Porto , marcou na própria baliza .
FC PORTO 1 - 1 INTER LIGA DOS CAMPEÕES O I T A V O S D E F I N A L , 1 .ª M Ã O ESTÁDIO DO DRAGÃO , NO PORTO 23 DE FEVEREIRO DE 2005 Ricardo Costa ( 61 ’); Obafemi Martins ( 24 ’)
INTER 3 - 1 FC PORTO LIGA DOS CAMPEÕES O I T A V O S D E F I N A L , 2 .ª M Ã O ESTÁDIO SAN SIRO , EM MILÃO 15 DE MARÇO DE 2005 Adriano ( 6 ’, 63 ’ e 87 ’); Jorge Costa ( 69 ’)
30 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2023