BREVES
BREVE
Um golo no top-5
André Sousa apontou um dos cinco melhores golos da 10 .ª jornada da Liga dos Campeões de andebol . Autor do décimo remate certeiro do FC Porto na Dinamarca , o jovem central de 20 anos foi um dos destaques positivos na categórica exibição dos Dragões e mereceu a distinção da federação europeia da modalidade . Craques como Domen Makuc ( Barcelona ), Mathieu Grébille ( PSG ), Tobias Grøndahl ( Elverum ) e Žiga Mlakar ( Celje ) fecharam o top-5 da EHF .
Sete títulos nacionais
O FC Porto somou sete troféus nacionais nos campeonatos de natação adaptada que decorreram em Rio Maior . Representados por 14 atletas , os Dragões colecionaram sete títulos absolutos com Diana Torres em particular destaque . Em absolutos S17 , André Silva alcançou o ouro nos 200 metros livres e 50 mariposa e Alberto Valentim sagrou-se campeão nacional nos 50 metros bruços . Para lá dos primeiros lugares , também Ana Castro , Bruno Reis , Bruno Silva e Hugo Gonçalves subiram ao pódio .
Guiado pelo coração
João Marcelo vai continuar de azul e branco até 2027 . O central de 22 anos chegou a Portugal em 2020 , impressionou pelo jogo aéreo e foi chamado na época passada em duas ocasiões por Sérgio Conceição . Na presente , leva já três golos e uma assistência em 12 jogos pela equipa B enquanto soma minutos preciosos de treino com o plantel principal . “ Muito feliz ” pela “ realização de um sonho ”, o defesa garantiu que irá sempre “ fazer o possível e o impossível para ajudar o FC Porto ”. Disposto a “ aprender e crescer ”, o número 43 disse ainda ver o capitão Pepe como “ um exemplo a seguir ”.
Contrato profissional para três
Ao terceiro dia de 2023 , Gonçalo Sousa prolongou a ligação ao FC Porto e assinou o primeiro contrato profissional da carreira . Aos 16 anos , o avançado dos Sub-17 é sinónimo de golo e até já se estreou pela equipa de Sub-19 . Natural de Ermesinde , iniciou a carreira na Dragon Force e no Colégio de Ermesinde , e chegou ao clube em 2016 , inicialmente para os Sub-15 , percorrendo todos os escalões da formação portista . “ O meu sonho é chegar à equipa principal ”, revela Gonçalo Sousa . A onda de assinaturas do primeiro contrato profissional também atingiu Vasco Santos , um dos pilares da equipa de Sub-17 . Em 2015 / 16 , o central , agora com 16 anos , trocou o Boavista pelo FC Porto e foi galgando escalões na formação portista . “ Chegar à equipa principal ” e “ fazer história neste clube ” são objetivos traçados e formas de retribuir o “ voto de confiança ”. Como não há duas sem três , também Fábio Amaral assinou o primeiro contrato profissional com o FC Porto . O extremo , de apenas 16 anos , tem sido um dos destaques dos Sub- 17 azuis e brancos na presente temporada e um dos responsáveis pelo excelente trajeto protagonizado pela equipa liderada por Ricardo Costa . O momento é encarado como um “ grande motivo de orgulho ” e reforça a ambição de Fábio Amaral : “ Chegar à equipa principal é algo que se começa a tornar cada vez mais real ”.
De olhos postos no Mestre
Sérgio Conceição foi espectador atento na aula ( Re ) Visitar Pedroto , que José Neto voltou a levar ao auditório Sardoeira Pinto , no Museu FC Porto . Depois de , como muitos alunos da Universidade da Maia , ter ouvido as reflexões do antigo elemento da equipa técnica do “ Mestre ”, o treinador - que recentemente ultrapassou o número de vitórias no FC Porto de José Maria Pedroto , estabelecendo um novo recorde - esteve à conversa com o orador e com Cecília Pedroto , a viúva do mítico técnico .
61 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2023