BREVES
O mundo nas mãos de Diogo
As fenomenais exibições de Diogo Costa valeram-lhe a nomeação para Melhor Guarda-Redes do ano por parte da Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol ( IFFHS ). O guardião azul e branco realizou 44 partidas de azul e branco no ano civil que culminou com as conquistas da Liga , da Taça de Portugal e da Supertaça . O 99 fez ainda história na Liga dos Campeões ao tornarse o primeiro a defender um penálti e a fazer uma assistência no mesmo jogo , e ao bater o recorde de mais grandes penalidades defendidas numa edição da Champions . Razões de sobra para a IFFHS o colocar entre os melhores do mundo .
E o melhor da Liga é …
Mehdi Taremi foi eleito o Melhor Jogador da Liga durante os meses de novembro e dezembro para o Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol ( SJPF ). O avançado internacional iraniano do FC Porto reuniu 16,78 % dos votos , levando a melhor sobre Ricardo Horta ( 12,98 %), do SC Braga , e Pedro Porro ( 12,55 %), do Sporting . Nos três jogos disputados durante o período em causa na principal competição nacional , o número 9 portista contribuiu com quatro golos e uma assistência para três triunfos .
Gonçalo até 2028
Um dos maiores craques do hóquei em patins planetário comprometeuse a defender o brasão abençoado pelo menos até 2028 . Gonçalo Alves , grande artilheiro do FC Porto e da seleção nacional , renovou contrato com os campeões de Portugal e do Mundo e permanecerá ligado ao emblema da Invicta por mais cinco anos . Apertada a mão de Jorge Nuno Pinto da Costa - que reforçou o “ carinho especial ” que nutre pela modalidade e pela “ peça fundamental de uma equipa muito valorosa ” - , o melhor marcador dos últimos quatro campeonatos descreveu o “ orgulho ” sentido por poder continuar a escrever uma “ linda história ” em tons de azul e branco .
Na equipa ideal até na Europa
REVES
60 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2023
Max Landis foi o basquetebolista em maior evidência na vitória do FC Porto na Alemanha , a segunda consecutiva em igual número de jornadas da segunda fase da Taça da Europa . Os 23 pontos , três ressaltos e duas assistências que apontou valeram-lhe um lugar entre os cinco melhores jogadores da semana . Ao atirador norte-americano juntaramse Conner Frankamp ( Gaziantep ), Miha Lapornik ( Patrioti Levice ), Jaromir Bohacik ( Brose Bamberg ) e Boris Bojanovsky ( Patrioti Levice ).