Dragões #431 Out 2022 | Page 45

ANDEBOL

“ TENHO A CORAGEM PARA ASSUMIR , É DIVERTIDO PENSAR QUE POSSO ESTAR NUM GRANDE PAVILHÃO DIANTE DE MUITOS ADEPTOS A MARCAR O LIVRE DE 7 METROS DECISIVO , GOSTO DESSA PRESSÃO .”

NOME Jack Erik Panos Thurin NATURALIDADE Skövde ( Suécia ) ALTURA 1,99m PESO 103kg DATA DE
NASCIMENTO 9 de junho de 1999 POSIÇÃO Lateral direito CAMISOLA 18 CLUBES IFK Skövde FC Porto
Tenho a coragem para assumir , é divertido pensar que posso estar num grande pavilhão diante de muitos adeptos a marcar o livre de 7 metros decisivo , gosto dessa pressão .
Quais são os seus melhores e piores atributos ? Acho que o meu remate é a minha maior qualidade , sempre rematei muito e tentei desenvolver esse aspeto do meu jogo . Nos últimos anos , o meu 1x1 foi uma das minhas debilidades , mas sinto que no ano passado melhorei muito nesse aspeto , porque toda a gente era muito alta e agressiva . É algo em que ainda tenho de trabalhar , tal como a minha capacidade defensiva . Tem sido bom defrontar jogadores como o Rasmus Lauge ou o Petar Nenadić e perceber que os consigo defender , isso aumenta a minha confiança .
Sofreu uma lesão grave no joelho no passado . Como se sente agora ? Sinto-me a 100 % agora . Debilitoume durante muito tempo , mas desde que cheguei aqui tenho-me sentido livre para jogar à vontade e é muito bom não estar constantemente a pensar nessa dor . O meu corpo tem dado uma boa resposta e espero que continue assim .
Além do andebol , mudou-se para uma nova cidade do lado oposto da Europa . Que opinião tem do Porto ? Quais são os prós e contras que encontrou até ao momento ? A cidade é fantástica , tem tudo o que se pode pedir . Tem praia e mar , andas 15 minutos e já estás na baixa , é muito bom absorver toda a história e a cultura que existe aqui . Os restaurantes também são muito bons , a comida é diferente daquela a que estou habituado , mas é algo a que me tenho de habituar também . Provei a francesinha uma vez e não gostei assim tanto , prefiro um hambúrguer , mas tenho de voltar a provar .
A sua família veio cá apoiá-lo nestes últimos jogos . Quão importante tem sido nesta nova aventura ? Tem sido muito importante . A minha namorada está a morar aqui comigo e é mesmo muito importante para mim , porque , quando chego a casa , posso falar com ela e é muito bom ter alguém para te fazer esquecer o andebol por um bocadinho . Tem sido fantástico tê-la aqui , foi também incrível quando a minha família me veio visitar . Eles estiveram aqui durante uma semana , vieram ver os jogos e passeámos . Sinto que carreguei as minhas baterias nesse tempo com eles porque tenho estado focado na rotina dos treinos e sentia falta de estar com eles , foi muito bom .
Estando a morar numa cidade estrangeira aos 23 anos , que tem por hábito fazer ? Gosto de jogar golfe , é um desporto viciante , mas também gosto de estar confortável em casa a ver televisão . Vivo perto da praia e é muito bom ainda poder ir lá nesta altura do ano , apesar de a água ser muito fria . Na Suécia , devem estar entre 8 e 10 graus , enquanto aqui estão 25 . Podemos nadar um pouco , gosto muito disso . Aqui há sempre algo para se fazer .
45 REVISTA DRAGÕES OUTUBRO 2022