Dragões #431 Out 2022 | Page 16

ENTREVISTA

“ JOGAMOS PELO FC PORTO , TÊM QUE NOS TEMER ”

A viver o “ melhor momento da carreira ” em “ dois ambientes vencedores ” depois da estreia na Liga dos Campeões e a um mês do Mundial , Eustaquio já incorporou o espírito que é necessário para jogar no FC Porto , um clube em que “ só se exige a vitória ”. Com “ orgulho ” por jogar contra jogadores na Champions que estava “ habituado a ver no sofá ”, lembrou um lema que é importante reter : “ Vamos à Champions para ganhar todos os jogos , independentemente de quem for o adversário ”.
Começou esta temporada a ganhar mais um título , a Supertaça , e estreou-se na Liga dos Campeões quase a marcar . Entretanto , conseguiu a primeira vitória na Champions frente ao Leverkusen . Poderia pedir melhor arranque de 2022 / 23 ? Não podia . A Supertaça foi um momento especial , foi muito bom começar a época com uma taça . Esta época queremos escrever coisas bonitas , a Liga dos Campeões é uma estrada que queremos percorrer da melhor maneira e é mais um sonho jogar a Champions , principalmente pelo FC Porto . O do Atlético foi especial por ser o meu primeiro , mas é uma estrada que queremos continuar a percorrer e passar a fase de grupos .
Titular com frequência , já atingiu quatro participações em golos , estabelecendo um
novo máximo na carreira . Está no seu melhor momento ? Posso dizer que sim , porque estou no maior clube em que já joguei e numa seleção que vai ao Mundial . Estou em dois ambientes que são vencedores , sinto-me bem dentro do campo , fisicamente muito capaz e mentalmente motivado . Os números são poucos , mas , para o que estou habituado , é um sinal de crescimento e logicamente que quero seguir este caminho e aumentar os meus números para ajudar o FC Porto .
Contra o Braga estreou-se a marcar e afirmou : “ Isto tem de ser o mínimo que temos de fazer . Temos uma responsabilidade muito grande por representar este clube , é algo que sai do cabedal , mas é o que tem de ser ”. Como foi celebrar pela primeira vez no Estádio do Dragão praticamente cheio ?
Foi muito bom . Sabíamos que tínhamos de ganhar esse jogo , sim ou sim , também pelos resultados passados . A data FIFA encerrou um ciclo e acredito que o jogo contra o Braga foi muito importante , porque é uma excelente equipa e estavam muito bem . Sinto que tivemos de dar o nosso máximo para ganhar esse jogo , foi uma boa vitória , convincente . Como disse na flash , é o mínimo que temos de fazer , porque neste clube só se exige a vitória , é o que tem de ser e são coisas que dão trabalho . Desde o primeiro treino , temos de estar em alerta máximo , confiantes e a trabalhar arduamente , porque cada treino e cada jogo são importantes , tal como cada minuto , cada detalhe . Trabalhamos muito para alcançar vitórias .
Essa ambição e o caráter destemido que apresenta são
fruto também do espírito que se vive no Olival diariamente ? Estando num clube como o FC Porto , não podemos temer ninguém nem o devemos fazer . Isto são coisas que estou a colher dos meus colegas , porque temos aqui pessoas com muita experiência , como o mister , o Pepe ou o Otávio , que têm muitos jogos pelo clube e que realmente , quando os ouves a dizer “ Vamos para cima deles !” e “ Não tememos ninguém !”, temos de acreditar , porque já jogaram tudo pelo FC Porto . Só temos de seguir os passos deles . Estou a estudar esse tipo de palavras , de frases motivadoras que às vezes soltam sem se aperceberem e realmente passam uma mensagem muito forte que quero transmitir também .
O que significa representar o FC Porto ? É uma felicidade enorme .
16 REVISTA DRAGÕES OUTUBRO 2022