Dragões #429 Ago 2022 | Page 57

VOLEIBOL

RUI MOREIRA

descer de divisão sou despedido . Acho que é boa nesse sentido e habituei-me a lidar com isso . No meu trajeto , quer como atleta ou treinador , sempre fui uma pessoa motivada e orientada para ganhar . A pressão pode ser maior pela dimensão do clube , mas o sentimento não é novo e sintome como um peixe na água .
Como a passa às jogadoras , principalmente às que não estão tão ligadas à história do FC Porto ? Para passar às atletas esta responsabilidade , é preciso entendê-la primeiro e fazê-las perceber que é normal . Aqui há esta obrigação de jogar para ganhar sem que isso passe a linha do aceitável para não prejudicar o desempenho desportivo delas .
“ Este ano tentámos formar um plantel mais jovem , mas queríamos manter a experiência de atletas como a Renatinha ou a Joana Resende , que é importante , porque estão habituadas a lutar por títulos .”
Tudo se resume a explicar-lhe o que é o FC Porto no Porto , no país , mais do que no voleibol . As atletas que estão aqui há mais tempo têm agora uma perceção diferente da que tinham , sentem muita mais responsabilidade . No início , foi um choque bom para elas .
Sentiu falta do ambiente do Dragão Arena ? Os adeptos vão ser fundamentais para o sucesso nesta temporada ? Senti muita falta . É um ambiente espetacular e ainda senti mais por ter acompanhado o ambiente no pavilhão nos jogos decisivos do ano passado . Identifico-me muito com essa moldura humana . O papel dos adeptos é determinante e a prova disso foram as reviravoltas constantes que a equipa conseguiu dar quando estava numa situação mais precária . O que sinto mais pena é termos sido campeões na segunda época sem público . Jogar com adeptos , seja nos bons ou nos maus momentos , é fantástico e o público valoriza o espetáculo . Espero que este ano venham ainda em maior número , porque temos um grupo muito bom , vamos trabalhar muito e podemos fazer uma época muito interessante a nível desportivo . Mas precisamos dos adeptos para nos empurrarem para as vitórias .
57 REVISTA DRAGÕES AGOSTO 2022