Dragões #429 Ago 2022 | Page 56

VOLEIBOL
uma das melhores do mundo . O trabalho de formação da atleta neerlandesa é muito bom , mas lá não conseguem segurar as jogadoras , que saem cedo para melhores ligas . Isso faz com que as equipas neerlandesas sejam caraterizadas por talentos jovens , mas que ainda não estão completamente formadas e desenvolvidas .
Quais são as bases do plantel para a época que se avizinha ? Olhando para a construção do plantel , para as renovações , contratações e , dentro dessas contratações , para as jogadoras que vêm pela primeira vez e para os regressos , tentámos ter um plantel melhor , com mais opções válidas para jogar . Este ano tentámos formar um plantel mais jovem , mas queríamos manter a experiência de atletas como a Renatinha ou a Joana Resende , que é importante , porque estão habituadas a lutar por títulos . Quisemos ter também atletas jovens de forma a dar frescura física ao plantel , porque , se olharmos ao calendário do campeonato , é uma época curta que dura apenas oito meses . Nesse período , jogamos campeonato , Taça e competições europeias , o que totaliza mais de 60 jogos numa época . Para isso , precisamos de opções para rodarmos o plantel e de saúde competitiva para que a carga de jogos e as viagens não tenham tanto impacto .
A equipa conta com várias caras novas , além das renovações . Que mais-valias trazem ? De forma a darmos dimensão física ao plantel , contratámos a Kyra Holt , que tem padrões físicos semelhantes ao alto nível , e a Jurja Vlašić , que , sendo uma distribuidora grande , dá-nos outras opções para jogarmos , como foi o caso da Taylor há dois anos . São semelhantes ao nível do perfil físico . Outro caso é a Tia Jimerson , uma central acima de 1,90m que é necessária , porque , se no plano nacional vamos resolvendo os problemas , a nível europeu já sentimos muitas dificuldades . A Klára Vyklická vem com experiência
“ Queremos consolidar o nome da AJM / FC Porto no panorama internacional . Não há dúvidas de que a nível nacional é o melhor projeto desportivo , o nome mais forte no voleibol feminino , mas ainda temos que crescer a nível internacional .”
“ Os adeptos podem esperar uma equipa competitiva , que vai lutar por títulos , que está aqui para ganhar um triplete e que quer chegar longe na Europa .” de seleção nacional e de jogar na Bundesliga , que é um dos melhores campeonatos do mundo . No fundo , a construção do plantel foi baseada na qualidade desportiva , porque temos competições para ganhar , e na profundidade do mesmo . Um exemplo deste último aspeto é a Thuany , que tem apenas 18 anos , mas fez parte das seleções jovens do Brasil e está habituada a lutar por troféus internacionais .
O que podem esperar os adeptos ? Os adeptos podem esperar uma equipa competitiva , que vai lutar por títulos , que está aqui para ganhar um triplete e que quer chegar longe na Europa . Este projeto é recente , por isso há muita história para se fazer . Temos atletas que estão tão ou mais felizes por virem para a AJM / FC Porto do que o clube está por as receber .
Sente mais responsabilidade pelo seu passado aqui ou maior conforto por ser uma casa que bem conhece ? Acho que quem está aqui , seja em que condição for , tem sempre a responsabilidade máxima . Aqui há uma coisa que interessa : chegar ao fim e ganhar . Todo o processo é sustentado nas vitórias e em ganhar troféus . Acho que é uma pressão boa .
Nas primeiras declarações após o regresso , falou dessa pressão boa do clube . Em que é que se traduz ? É uma pressão boa , porque prefiro saber que se não ganhar sou despedido do que saber que se
56 REVISTA DRAGÕES AGOSTO 2022