Dragões #428 Jul 2022 | Page 67

BASQUETEBOL
Quais são as melhores memórias qua guarda dos 11 anos como basquetebolista da equipa sénior do FC Porto ? O ano em que subi à equipa sénior foi quase como estar a entrar aqui agora como treinador . Tenho o ano em que ganhei o Dragão de Ouro , que foi algo muito especial para mim , ou o ano em que ganhámos o primeiro título na Luz e quebrámos a hegemonia do Benfica , que era campeão há sete anos consecutivos . São algumas das muitas memórias que guardo dessa altura da minha vida .
Agora que está de regresso ao ativo , como vê o estado atual do basquetebol português ? Creio que , em termos de clubes , estamos numa fase de alguma em dia seja a modalidade de pavilhão com menos afluência ? Creio que a extinção da Liga Profissional foi um marco muito negativo para o basquetebol português . Antigamente era mais fácil arranjar patrocinadores , por exemplo , e agora os clubes dependem muito mais das quotas . O trabalho ao nível da formação também piorou , apesar de haver muita gente que se dedica de forma profissional com remunerações muito baixas , isto sem falar nas condições de treino , que muitas vezes não são as ideais . É todo um conjunto de situações que levaram a isto .
O que é que o FC Porto pode fazer para tentar mudar este panorama ? O FC Porto , à imagem de outros
“ Ganhar é muito difícil e dá muito trabalho , mas manter uma cadência de vitórias ainda mais difícil é . A gestão das emoções num clube como este também é muito importante , por isso temos de estar todos juntos em todos os momentos .”
ascensão , mas em termos de jogadores portugueses , estamos com algum défice . Os jogadores têm cada vez menos espaço nas equipas para jogar e o facto de não ser uma competição 100 % profissional acaba por condicionar um pouco a escolha de fazer uma carreira no basquetebol . Isso é negativo , mas em termos de competições , o facto de as equipas poderem ter cinco atletas estrangeiros aumentou a competitividade dos jogos . Pode haver equipas com orçamentos mais baixos , mas se acertarem nos cinco
estrangeiros , podem competir com qualquer outra . Já estive do outro lado e sei como é . Quando se joga contra o FC Porto , o Benfica ou o Sporting , a motivação é a triplicar .
Como se explica que hoje
clubes com a mesma dimensão , não está a trabalhar mal , pois tem uma estrutura muito bem organizada e condições de treino de topo . A partir daí , acho que temos de manter aquilo que temos feito e procurar melhorar em tudo diariamente .
Enquanto treinador , como olha para a crescente capacidade dos jogadores , incluindo os postes , de lançar de três pontos ? É algo que se tem vindo a desenvolver e hoje em dia é muito difícil encontrar um jogador interior
como havia antigamente , mas acho que o próprio basquetebol assim o exigiu também . Não há espaço no jogo interior , pois as estratégias defensivas criam cada vez mais problemas . A única
forma de criarmos espaços para
podermos jogar é termos jogadores com capacidade de lançamento , pois permite-nos abrir mais as defesas . Já faltou mais para vermos postes a lançar melhor do que bases , mas é o basquetebol .
Esta mudança de paradigma no basquetebol , por assim dizer , também condiciona a escolha dos atletas estrangeiros ? Nós , treinadores , temos de tomar decisões sabendo que vamos correr riscos . Sabemos que uma equipa como o FC Porto , que vai participar nas competições europeias , pode vir a ter dificuldades não tendo um ou dois jogadores de grande porte no jogo interior . Há formas de podermos contrariar essas dificuldades , mas em termos de
ressaltos vai ser sempre um problema .
O facto de o FC Porto participar nas competições europeias significa que o lote de jogadores estrangeiros será superior aos cinco que podem estar na ficha de jogo a nível interno ? Sim , vamos ter seis atletas estrangeiros . É o que está definido .
Para terminar , gostaria de deixar uma mensagem aos adeptos do FC Porto ? O meu objetivo como treinador , juntamente com os jogadores , a Direção e os adeptos , é podermos ir muitas vezes ao Museu deixar troféus . Essa é a minha grande motivação . Quero que todos nós , portistas , tenhamos aqueles momentos de celebração que vivemos de forma tão especial .
67
REVISTA DRAGÕES JULHO 2022