Dragões #428 Jul 2022 | Page 28

DO NADA AO TOPO EM APENAS

40

ANOS

De 1982 a 2022 , o FC Porto fez história no hóquei em patins ao tornar-se o clube com mais títulos nacionais conquistados . Nos dois extremos desta cronologia , Jorge Nuno Pinto da Costa celebrou o primeiro e o mais recente campeonato somado sobre patins na condição de presidente e na modalidade em que , em 1962 , se iniciou como dirigente .
TEXTO : SÉRGIO VELHOTE

A história no desporto faz-se com vitórias , momentos marcados pela dificuldade e grandes jogadores que mudaram o rumo dos acontecimentos . Também se mede pelos líderes , que elevaram equipas a novos patamares nunca antes visto pelos adeptos . Jorge Nuno Pinto da Costa fez isso mesmo , ajudou o FC Porto a tornar-se o que é hoje em toda e qualquer modalidade . Talvez por isso se possa olhar para o registo do hóquei em patins azul e branco nestes 40 anos de presidência e saber que há um antes e um depois . Em 1982 , o FC Porto venceu o campeonato nacional pela primeira vez , poucos meses depois de Pinto da Costa assumir as funções que ainda hoje desempenha . Desde então , os Dragões transformaram-se num verdadeiro colosso , assumindo-se como o clube com mais títulos na modalidade , batendo recordes e impondo-se , ano após ano , como uma das equipas a temer em Portugal , na Europa e no mundo . Foi também no hóquei em patins que o presidente conquistou o primeiro título de campeão europeu , ainda antes do calcanhar mágico de Madjer em Viena . Em junho de 1986 , frente ao Novara , os Dragões venceram a primeira mão da final em casa ( 5-3 ) e a segunda mão em Itália ( 7-5 ). A nível nacional , os números não mentem : em 40 edições do campeonato o FC Porto venceu 24 , o que demonstra uma superioridade clara ao longo deste período , fase em ganhou dez provas de forma consecutiva .

EM 1982
TÍTULOS DE CAMPEÃO NACIONAL
Benfica 15 Paço D ’ Arcos 8 Sporting 6 Sintra 4 Desportivo de Maputo 3 Futebol e Benfica 3 Campo de Ourique 1 Fabril do Barreiro 1 Ferroviário de Maputo 1
Desses dez , somados entre 2001 e 2011 , seis foram conquistados por Reinaldo García , capitão de equipa desde que deixou o Barcelona para regressar ao Porto , no verão de 2015 .
EM 2022
FC Porto 24 Benfica 23 Sporting 9 Paço D ’ Arcos 8 Sintra 4 Óquei de Barcelos 3 Desportivo de Maputo 3 Futebol e Benfica 3 Valongo 1 Campo de Ourique 1 Fabril Barreiro 1 Ferroviário de Maputo 1
28 REVISTA DRAGÕES JULHO 2022