GUARDA FACTOS
Derlei decidiu dias depois de ter sido operado ao maxilar
15 DE JUNHO DE 2003 FC PORTO-UNIÃO DE LEIRIA , 1-0 Treinador : José Mourinho Presidente : Pinto da Costa
Depois das vitórias na Liga e na Taça UEFA , o terceiro troféu da época chegou no regresso ao Jamor e no final de uma caminhada imaculada que incluiu uma goleada por números pouco usuais ao Varzim ( 7-0 ). Na final , frente à União de Leiria de Helton e Maciel , foi Derlei quem decidiu , mesmo depois de ter sido operado ao maxilar dias antes . E foi também por isso que , no final , José Mourinho reconheceu que “ ninguém mais do que ele merecia ser o marcador do golo da vitória ”. Mais um golo , mais um troféu .
Vítor Baía defendeu o penálti de João Moutinho , ainda “ leão ”, e pôs o FC Porto na final do Jamor
Jesualdo Ferreira tornou-se o terceiro treinador português a ganhar o Campeonato e a Taça na mesma época
14 DE MAIO DE 2006 FC PORTO-VITÓRIA DE SETÚBAL , 1-0 Treinador : Co Adriaanse Presidente : Pinto da Costa
Depois do campeonato , a Taça , o segundo e último título de Co Adriaanse garantido com um golo de Adriano ainda antes do intervalo da final disputada com o Vitória de Setúbal . E para lá chegar foi preciso sofrer , em especial no jogo das meias-finais com o Sporting , que chegou ao prolongamento sem qualquer golo e atingiu o final do tempo extra depois de McCarthy ter reposto a igualdade , respondendo à letra ao golo de Liedson , que chegou a dar vantagem aos lisboetas no Dragão . Nos penáltis , Vítor Baía defendeu o pontapé de João Moutinho , ainda “ leão ”, e Lisandro López transformou o último remate na qualificação para o Jamor .
31 DE MAIO DE 2009 FC PORTO-PAÇOS DE FERREIRA , 1-0 Treinador : Jesualdo Ferreira Presidente : Pinto da Costa
Vinte e um dias depois do tetra , selado com um cabeceamento de Bruno Alves à antepenúltima jornada , o FC Porto completava a dobradinha e vencia a Taça de Portugal com um golo de Lisandro López a fazer toda a diferença . Depois de derrotado o Paços de Ferreira no Jamor , Jesualdo Ferreira tornava-se o terceiro treinador português dos Dragões a ganhar as duas mais importantes competições nacionais numa época , sucedendo a António Oliveira ( 1997 / 98 ) e a José Mourinho ( 2002 / 03 ).
34 REVISTA DRAGÕES JUNHO 2022