Dragões #427 Jun 2022 | Page 33

GUARDA FACTOS
27 DE MAIO DE 1956 FC PORTO-TORREENSE , 2-0 Treinador : Dorival Yustrich Presidente : Cesário Bonito
O brasileiro Dorival Yustrich foi o primeiro treinador do FC Porto a ganhar a Liga e a Taça de Portugal na mesma temporada
Sessenta e três anos antes de ganhar dimensão europeia no calendário de qualquer portista que se preze , o dia 27 de maio trouxe a primeira vitória na Taça de Portugal e , com ela , a primeira dobradinha . No Jamor , com dois golos de Hernâni , o FC Porto de Dorival Yustrich derrotou o Torreense , que tinha eliminado o Belenenses e o Sporting , e fechou um percurso iniciado no Estádio das Antas com uma goleada histórica sobre o Portimonense ( 13-1 ) num jogo com sete golos de Teixeira e quatro de Jaburu . Académica e Leões de Santarém foram os adversários e as vítimas que se seguiram antes de o Marítimo cair na meia-final , disputada no Estádio Pina Manique , em Lisboa . Marcou Hernâni , para não variar .
O guarda-redes Mlynarczyk foi herói improvável no Bessa
Jardel fez sete golos no jogo dos 16 avos de final , frente ao Juventude de Évora
16 DE JUNHO DE 1988 FC PORTO-VITÓRIA DE GUIMARÃES , 1-0 Treinador : Tomislav Ivić Presidente : Pinto da Costa
Campeão nacional , campeão mundial e vencedor da Supertaça Europeia , o FC Porto de Tomislav Ivić somou o quarto troféu da época no Jamor , onde venceu o Vitória de Guimarães com Jaime Magalhães a marcar o único golo da final que garantiu aos Dragões a sexta Taça de Portugal . Ao longo do percurso em que afastou , entre outros , Boavista e Benfica , foi o guarda-redes Mlynarczyk quem desempenhou o papel de herói improvável no Bessa , onde transformou o quinto penálti dos azuis e bancos antes de defender o quinto dos axadrezados e apurar a equipa para as meias-finais depois de mais de quatro horas de futebol na soma das duas mãos .
24 DE MAIO DE 1998 FC PORTO-SC BRAGA , 3-1 Treinador : António Oliveira Presidente : Pinto da Costa
A história da nona Taça de Portugal conquistada pelo FC Porto em ano de tetracampeonato ficaria incompleta sem uma referência aos sete golos apontados por Mário Jardel no jogo dos 16 avos de final , frente ao Juventude de Évora , e outra ao surpreendente pontapé de bicicleta com que Artur fechou as contas no Jamor . Com Sérgio Conceição em campo , a vitória por 3-1 sobre o Sporting de Braga fez ainda de António Oliveira o primeiro treinador português a conseguir a dobradinha para os azuis e brancos .
33 REVISTA DRAGÕES JUNHO 2022