Dragões #426 Mai 2022 | Page 53

BASQUETEBOL são muito importantes para fechar os caminhos para o nosso cesto .
A equipa tem aquela mentalidade de que o ataque ganha jogos , mas é a defesa que ganha campeonatos ? Sem dúvida ! O Moncho López sempre deu muita importância à defesa e pôs-nos muito focados nas nossas tarefas defensivas . Conhecendo os jogadores que defrontamos e as jogadas dos adversários , estudamos bem tudo e sabemos o que temos de fazer dentro do campo . Cada jogador sabe aquilo que tem de fazer nos dois lados do campo .
A conquista do campeonato é o maior objetivo traçado para esta temporada ? Só pode ser esse o nosso objetivo , ganhar o campeonato . É a competição mais importante e é um troféu que queremos muito conquistar .
Este é o seu terceiro ano como profissional . Hoje , como se descreve enquanto jogador ?
Acredita que evoluiu desde que chegou ao FC Porto ? Melhorei em áreas que queria melhorar desde que estou no FC Porto e só posso estar feliz por isso . Jogo com vários companheiros que têm muitos anos de basquetebol e também aprendo muito com eles , além de tudo o que o Moncho López me ensina . Desde que estou no
FC Porto , melhorei muito em termos mentais , físicos e técnicos .
Quando está em campo , o que é que o Rashard Odomes oferece à equipa ? Acima de tudo , acho que acrescento muita capacidade física , pois , na generalidade , os outros jogadores na minha posição são mais baixos . No ataque , consigo alternar as penetrações para o cesto com lançamentos exteriores e até jogar em áreas mais próximas do cesto . Na defesa posso defender várias posições e isso também é muito importante , não só para mim , como para a equipa .
“[ Markus Lončar e Mike Morrison ] dão-nos uma presença mais forte nas áreas próximas do cesto , mais capacidade física e muita energia dentro do jogo . Os afundanços e as celebrações efusivas dão muita energia à equipa e fazem-nos continuar a um ritmo alto .”
E como é o Rashard Odomes quando não está a treinar ou a jogar ? Já tive oportunidade de explorar a cidade e não há dúvidas de que é lindíssima . Às vezes o João Torrie leva-me a alguns sítios e até fomos recentemente ver o Boavista-FC Porto em futebol para o meio dos adeptos do FC Porto . Estava um ambiente incrível e foi muito divertido , sobretudo porque ganhámos . Em casa , sou uma pessoa de Netflix e pouco mais .
Como tem sido jogar perante os adeptos do FC Porto no Dragão Arena , nomeadamente nos clássicos ? Os nossos adeptos estão sempre a cantar e vê-se que apoiam muito todas as equipas do clube . Isso é gratificante para nós , jogadores . Essa atmosfera dá-nos muita confiança e é sempre muito motivador concretizar um lançamento e ouvir os nossos adeptos a vibrar . A partir daí , a motivação cresce muito e defendemos e atacamos com outra energia .
Para finalizar , quer deixar uma mensagem para os adeptos do FC Porto ? Obrigado por todo o apoio e carinho que me dão , não só a mim , como a toda a nossa equipa . Vamos dar tudo de nós para lhes dar uma grande alegria , a conquista do campeonato .
“ São jogos que gosto muito de jogar , gosto de estar naqueles ambientes e de sentir aquela rivalidade que se reflete na forma como as equipas se entregam ao jogo e como os adeptos vibram nas bancadas .”
NOME Rashard Marque Odomes
DATA DE NASCIMENTO 21 de dezembro 1996
NATURALIDADE Copperas Cove , Texas ( Estados Unidos )
ALTURA 1,98m
POSIÇÃO Extremo
CAMISOLA 1
CLUBES Universidade de Oklahoma UMEA Basket Kataja Basket FC Porto
53 REVISTA DRAGÕES MAIO 2022