BASQUETEBOL
Já está aqui há praticamente oito meses . Como tem sido a experiência no FC Porto ? Estou a adorar a experiência no FC Porto até agora . A equipa recebeu-me muito bem , o staff é fantástico e a época tem sido boa . Além disso , adoro a cidade , por isso estou a adorar tudo aqui até agora .
A adaptação foi mais rápida do que estava à espera ? Os meus companheiros fizeramme sentir confortável desde o primeiro segundo e isso é muito importante quando chegamos a uma nova realidade . Tenho aprendido muitas coisas com os treinadores que são importantes para o meu jogo e sinto-me como se já estivesse aqui há muito tempo .
O facto de ter vários companheiros norte-americanos no plantel facilitou a integração ? Sem dúvida ! Alguns deles estão a passar pela mesma experiência que eu e é bom tê-los perto de mim , mas os meus companheiros portugueses fazem-me sentir igualmente confortável e integrado no grupo . Felizmente para mim , tenho-os a todos .
O que falou com Moncho López quando surgiu a oportunidade de vir para o FC Porto ? Falámos ao telefone e rapidamente percebi que é um treinador muito inteligente e que percebe muito daquilo que é o jogo de basquetebol . Também me falou sobre a história do FC Porto e sobre as expetativas que existem sobre quem joga aqui e veste esta camisola .
Relativamente ao plantel , há vários jogadores que podem fazer várias posições . A versatilidade é um dos pontos fortes deste FC Porto ? Não tenho a mais pequena dúvida disso e acredito que fica mais difícil para as outras equipas estudarem-nos . Inclusive durante os jogos , cria muitas dificuldades aos adversários , pois somos uma equipa capaz de fazer muitas coisas diferentes . O facto de termos muitos jogadores estrangeiros dificulta a tarefa das outras equipas , pois nunca sabem quais são aqueles que vão estar na ficha de jogo .
O FC Porto venceu os quatro clássicos que disputou com Benfica e Sporting na primeira fase do campeonato . Qual foi o segredo ? Os meus companheiros disseram-me que isto não acontece muitas vezes , por isso foi uma sensação muito boa . Antes do último jogo em casa do Benfica , falámos sobre isso , mas na altura nem pensei no assunto . Quisemos dar aquela demonstração de força e mostrar a toda a Liga o quão fortes podemos ser , pois não é fácil ganhar duas vezes a Benfica e Sporting .
Há diferenças entre jogar contra o Benfica e jogar contra o Sporting ? Ambas têm um jogo muito físico , mas sou um jogador que está habituado a esse tipo de fisicalidade . São jogos que gosto muito de jogar , gosto de estar naqueles ambientes e de sentir aquela rivalidade que se reflete na forma como as equipas se entregam ao jogo e como os adeptos vibram nas bancadas . Adoro esses jogos , mas é difícil comparar as duas equipas , sendo que ambas são muito boas e têm grandíssimos atletas .
Quão melhor se pode tornar este FC Porto até aos Playoffs ? Há sempre espaço para melhorar e esse é o nosso foco diário . Olhamos para todos os jogos que disputamos e estamos atentos aos detalhes para sabermos aquilo em que ainda temos de melhorar . Nunca seremos perfeitos , por isso podemos sempre ser melhores .
“ Quisemos dar aquela demonstração de força e mostrar a toda a Liga o quão fortes podemos ser , pois não é fácil ganhar duas vezes a Benfica e Sporting .”
Quais são os pontos fortes da equipa ? Creio que a versatilidade é uma das nossas maiores virtudes , porque temos tantas peças que encaixam em tantos lugares . Temos uma presença forte na posição de base , tal como na de extremo e na de poste , sobretudo depois das chegadas do Markus e do Mike . Temos vários jogadoreschave em várias posições .
Os últimos reforços do FC Porto foram dois postes : Markus Lončar e Mike Morrison . O que é que eles acrescentam à equipa ? Dão-nos uma presença mais forte nas áreas próximas do cesto , mais capacidade física e muita energia dentro do jogo . Os afundanços e as celebrações efusivas dão muita energia à equipa e fazem-nos continuar a um ritmo alto , essa é a realidade . Na defesa , também
52 REVISTA DRAGÕES MAIO 2022