TEMA DE CAPA
2011
03 DE ABRIL
Na Luz e , mais tarde , até sem luz . Quem não se lembra ? Depois da vitória esmagadora no Dragão , ainda na primeira volta , quando o futebol-espetáculo de uma equipa terrivelmente sedutora produziu uma goleada de cinco golos sem resposta , o FC Porto foi a Lisboa confirmar a conquista do título de campeão nacional com golos de Guarín e Hulk . Resumindo , como Guarín resumiu , foi “ histórico , pá !”. O campeonato terminava ali , com cinco jornadas por disputar e um final sublimado pelo apagão do sistema elétrico e a ativação da rega . Sem qualquer derrota no percurso , o FC Porto terminou a Liga com 21 pontos de vantagem sobre o Benfica e a ver Hulk transformar-se no melhor marcador da prova .
Desde o golo de Domingos , que permitiu ao FC Porto festejar a conquista do 14 .º título de campeão nacional em Alvalade , ao de Zaidu , que lançou a festa na Luz por ocasião da soma do 30 .º troféu da prova , passaram exatamente 27 anos . Os dois jogos que ficaram para a história foram disputados a 7 de maio .
Sérgio Conceição , campeão logo na época de estreia , é o 17 .º treinador a vencer a principal competição nacional com o FC Porto numa história que começou a ser escrita há 87 anos por Joseph Szabo , na primeira edição da Liga . Do grupo de 17 , só sete não são portugueses e apenas três conseguiram ser tricampeões : Sérgio é um deles .
2022
07 DE MAIO
Líder isolado desde 8 de janeiro , depois de uma remontada épica no Estoril consumada a um minuto dos 90 , o FC Porto sofreu a única derrota do percurso em Braga e perdeu a oportunidade para fechar as contas do título à antepenúltima jornada , numa receção ao Vizela . Precisava , então , de um ponto em seis possíveis . À penúltima ronda , na Luz , podia até perder , o empate servia , mas os azuis e brancos venceram . Zaidu , o herói improvável , acompanhou a longa cavalgada de Pepê , fez aquele golo sublime e os Dragões voltaram a fazer a festa na Luz . A quinta em Lisboa num histórico de 30 títulos .