Dragões #426 Mai 2022 | Page 23

TEMA DE CAPA
1940
19 DE MAIO
Mihaly Siska , o guarda-redes que tinha vencido o Campeonato de Portugal por duas vezes , conquistava , já na qualidade de treinador , o segundo título consecutivo de campeão nacional . Com 17 vitórias em 18 jogos e com os croatas Kodrnya e Petrak como principais referências ofensivas , só o Sporting fez sombra ao FC Porto , que confirmou a conquista do título na última jornada com uma vitória no Campo das Amoreiras , a casa do Benfica , onde venceu por 3-2 depois de ter estado a ganhar por 2-0 à meia-hora de jogo , com golos de Pinga e Slavko Kodrnya . Pinga faria ainda o terceiro golo dos azuis e brancos
no decorrer da segunda parte .
Mihaly Siska e André Villas-Boas são os mais jovens treinadores a conquistar o título de campeão nacional com o FC Porto . Ambos foram campeões com 33 anos , mas o húngaro leva vantagem sobre o português por uma questão de 59 dias . Quando , a 23 de abril de 1939 , um empate a três golos com o Benfica , na Constituição , deu a Siska o primeiro de dois títulos consecutivos , o húngaro tinha 33 anos , três meses e 19 dias . Quase 72 anos depois , a 3 de abril de 2011 , quando o FC Porto confirmou o título na Luz com golos de Guarín e Hulk , Villas-Boas tinha 33 anos , cinco meses e 17 dias .
1995
07 DE MAIO
O 14 .º título de campeão nacional – o primeiro de uma série de cinco consecutivos – foi comemorado num misto de dor e alegria , porque Rui Filipe , o autor do primeiro golo do FC Porto no ciclo do penta , perdera a vida num acidente de viação na véspera de um jogo em Aveiro . À 11 .ª jornada , com uma vitória sobre o Farense , os Dragões assumiram definitivamente a liderança do campeonato e fizeram a festa em Alvalade , de onde Bobby Robson tinha sido despedido um ano antes , com um golo de Domingos desde a marca de penálti e ainda com mais três jornadas para disputar .
23 REVISTA DRAGÕES MAIO 2022