Dragões #423 Fev 2022 | Page 34

LADO B

NOVOS TALENTOS EM ASCENSÃO

Chegados de lugares distintos e ocupando espaços diferentes , João Marcelo , João Mendes , Gonçalo Borges e Danny Namaso convergiram no Olival tendo o talento em comum . Eles são as mais recentes apostas lançadas por Sérgio Conceição nas duas principais provas nacionais : Liga e Taça de Portugal .
TEXTO : PEDRO DINIZ
NOME João Marcelo Messias Ferreira
DATA DE NASCIMENTO 13 de junho de 2000
NATURALIDADE Rio de Janeiro ( Brasil )
POSIÇÃO Defesa central
CLUBES Boavista SC Grémio Tombense FC Porto
Cabeça no sítio para marcar posição
Nascido no Rio de Janeiro , João Marcelo fez a formação no Boavista Sport Clube , em Saquarema , tendo depois seguido para o Grémio e posteriormente para o Tombense , de onde saiu para o FC Porto B por empréstimo , com opção de compra . Na primeira experiência na Europa , o defesa central impressionou desde logo pela estatura e imponência física e também pela qualidade e tranquilidade no momento defensivo . Além da eficácia revelada nos duelos defensivos , o brasileiro demonstrou grande facilidade a sair a jogar - em drible ou em passe - , o que levou António Folha e a sua equipa técnica a fazer subir João Marcelo no terreno em alguns jogos para a posição de médio defensivo . Com 1,90 metros , provou que nas alturas é difícil de ser batido e apresentou-se com veia goleadora , tendo já apontado cinco golos numa época e meia . Face às ausências de Pepe e Marcano por lesão , Sérgio Conceição chamou-o aos trabalhos da equipa principal e colocou-o à prova nos minutos finais do clássico com Benfica da Taça de Portugal , tendo-o levado também para o banco nos jogos mais recentes do campeonato .
As extremas qualidades de um lateral adaptado
Natural do Marco de Canaveses , João Mendes deu os primeiros passos no futebol no Académico de Amarante , tendo completado depois a maioria do seu percurso no Penafiel , equipa em que se estreou como sénior . Dos durienses mudou-se para Guimarães , onde , no Vitória minhoto , conseguiu afirmarse com grande facilidade , apesar de estes terem sido os primeiros tempos de adaptação à posição de lateral esquerdo por parte do antigo extremo , que começou nos Sub-19 e foi somando dezenas de jogos a cada época até chegar aos Sub-23 e , posteriormente , à equipa B vimaranense . No início desta temporada , chegou ao Olival e a velocidade revelada , aliada ao comprometimento defensivo e à boa definição no momento de atacar , convenceu António
Folha a entregar-lhe a titularidade no primeiro jogo da temporada . Depois de 11 jogos , e em consequência da dupla indisponibilidade de Zaidu e Manafá , foi chamado por Sérgio Conceição à equipa principal e estreou-se no campeonato no Jamor , frente ao Belenenses SAD , tendo mostrado muita determinação e intensidade nos escassos minutos em jogo .
NOME João Miguel Teixeira Mendes
DATA DE NASCIMENTO 13 de abril de 2000
NATURALIDADE Marco de Canaveses
POSIÇÃO Lateral esquerdo
CLUBES Académico de Amarante Tuías Marco 09 Penafiel Vitória SC FC Porto
34 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2022