Dragões #423 Fev 2022 | Page 26

MERCADO
RÚBEN SEMEDO

Decidido desde “ o primeiro minuto ”

Depois da longa expectativa e da maratona negocial , Rúben Semedo pisou , por fim , o relvado do Dragão às últimas horas de janeiro . O central de 27 anos transferia-se do Olympiacos para o FC Porto a título de empréstimo válido até ao final da temporada , com opção de compra , e escolhia a camisola 35 , um número que lhe traz “ boas recordações ” da estreia na Liga portuguesa e que o defesa quer que “ sejam ainda melhores neste regresso a Portugal ”. Nascido na Amadora , mas com dupla nacionalidade - portuguesa e caboverdiana - , Rúben Semedo iniciou o trajeto de formação no Benfica , mas ainda novo ingressou no Sporting , onde cumpriu várias etapas até se estrear em 2013 / 14 pela equipa principal dos leões . Seguiramse os empréstimos ao Reus ( Espanha ) e ao Vitória de Setúbal até ao regresso a Alvalade , em 2015 / 16 , para a afirmação total .
As boas exibições do defesa resultaram numa transferência para o Villarreal , onde não foi tão feliz e acabou por ser emprestado ao Huesca , para ter mais minutos . Sem conseguir convencer os responsáveis
“ Isto é o FC Porto , dispensa apresentações . É um clube que chama a atenção de jogadores portugueses e estrangeiros por estar em grandes palcos , o que é uma motivação extra .”
espanhóis , voltou a Portugal para relançar a carreira no Rio Ave . Pelo emblema de Vila do Conde disputou 14 jogos e apontou dois golos , tendo chamado a atenção do Olympiacos , que o contratou em 2019 . Após 45 jogos e cinco golos na primeira temporada ao serviço da equipa grega , Rúben Semedo foi chamado à seleção nacional , estreando-se num amigável com a Espanha ao lado de Pepe , agora seu capitão de equipa . Volvida uma temporada e meia desde esse momento , o central aterrou na cidade do Porto para reforçar o setor defensivo do plantel às ordens de Sérgio Conceição . Nas primeiras declarações como Dragão , Semedo revelou a vontade de “ representar este grande clube ” desde “ o primeiro minuto ”, trazendo com ele “ experiência ”, “ altura ” e uma vontade “ maior do que qualquer obstáculo que possa aparecer ”. Em relação ao novo treinador , o central afirmou ter “ as melhores expectativas ”, acrescentando : “ Já me disseram que é um treinador que exige muito , mas qualquer jogador que ambiciona estar em grandes clubes e em grandes patamares vai ter esse tipo de treinador ”. No final de contas , concluiu , “ isto é o FC Porto , dispensa apresentações ”.
26 REVISTA DRAGÕES FEVEREIRO 2022