Dragões #422 Jan 2022 | Page 73

ATRATIVO DE EXCELÊNCIA
MÉRITO DE APRENDER COM O MESTRE
MUSEU

ATRATIVO DE EXCELÊNCIA

Há já 16 anos que o IPDT – Instituto de Turismo , no âmbito das suas atividades de promoção e divulgação de conhecimento , realiza a Conferência do Turismo ( CdT ). Este é um evento anual , que pretende identificar as principais oportunidades e desafios para o sector do turismo , e estratégias para o sucesso das empresas e entidades que o integram . Esta 16 .ª edição teve como tema ‘ Contributos para uma agenda estratégica para o turismo – Horizonte 2022 e futuro ’, e como ponto alto a apresentação da edição 65 do Barómetro do Turismo e a sua discussão . Para a análise dos resultados , tivemos o prazer de ter como convidado o Museu Futebol Clube do Porto , representado pela sua diretora de operações , eng ª. Mafalda Magalhães , que nos apresentou as iniciativas e atuação desta entidade nestes tempos de pandemia , tendo também partilhado um conjunto muito interessante de ideias para a agenda turística para 2022 . Desta conversa , ficou patente a importância do Museu Futebol Clube do Porto como atrativo turístico de excelência , da região e do país , quer pelo lugar que ocupa na oferta turística quer pela qualidade da gestão do seu espólio . O nosso convite para a presença e participação do Museu Futebol Clube do Porto na Conferência do Turismo surge como natural , dado o interesse e a disponibilidade do que sempre demonstra para participar em iniciativas inovadoras e em estar na vanguarda dos temas mais relevantes a acontecer no mundo do turismo . Exemplo claro disto é a sua ativa participação nas atividades da Organização Mundial do Turismo , da qual é o único museu no mundo com o estatuto de Membro Afiliado .
António Jorge Costa Presidente do IPDT – Instituto de Turismo

MÉRITO DE APRENDER COM O MESTRE

“( Re ) Visitar Pedroto ” é a aula / conferência anual conduzida no Auditório Fernando Sardoeira Pinto pelo professor José Neto . “ O FC Porto é uma medida do tempo ” é o tema de 2022 .
O auditório do Museu Futebol Clube do Porto volta a ser palco , no dia 24 de janeiro , de uma aula do professor José Neto ministrada a alunos do Departamento de Ciências da Educação Física e Desporto da Universidade da Maia – ISMAI . O pretexto é relembrar o legado de José Maria Pedroto ao FC Porto , mas também ao desporto português . Esta será a sexta edição do evento , iniciado em outubro de 2016 . Tal como agora , José Neto chamou vários alunos para uma aula que o próprio professor considera especial – aliás , faz questão de se referir às participações como “ convites de
Porquê Pedroto , porquê o Museu ? Pedroto , porque jamais estará ausente quando se fala na investigação do jogo para treinar . O Museu , porque é onde se consagram as memórias . mérito ” – porque , embora a matéria a tratar aponte ao futuro , é no antigo técnico do FC Porto que encontra as suas bases . “ Cultivar a memória do Mestre Pedroto na arte de bem jogar futebol ” foi o título escolhido em 2016 . A aula repetiu-se em janeiro de 2018 e passou a ser anual , estatuto que nem a pandemia quebrou . Em todas as edições verificou-se uma “ visita ” ao conhecimento que José Maria Pedroto deixaria e que é tido como precursor de muitas das práticas dos técnicos de hoje . Dizia-se ( e ainda se diz ) que o Mestre estava adiantado no tempo
“ PEDROTO JAMAIS AUSENTE ”
Três perguntas ao professor José Neto , a propósito da aula / conferência no Museu FC Porto , dedicada à memória de José Maria Pedroto .
Qual a sensação de projetar o futuro num espaço que evoca o passado ? Porque no passado consagram-se recordações e no presente atestam-se as convicções . e , como exemplo , José Neto não se cansa de repetir uma ideia que estava presente nos seus métodos de trabalho : “ Olha para o jogo e ele te dirá como deves treinar ; olha para o treino e ele te dirá como deves jogar ”. A edição deste ano será mais um capítulo deste extenso currículo , e assume-se bastante ambiciosa . Tendo como mote “ O FC Porto é uma medida do tempo ”, o professor vai explicar como há um antes e um depois de Pedroto na arte treinar futebol em Portugal , assumindo o trabalho do Mestre nos dragões como referência incontornável na evolução do desporto-rei em Portugal .
Enfrenta algum receio quando se põe ao nível do Mestre para ensinar os seus alunos ? A gratidão deve ser apreendida para depois ser exercida . É uma das funções de um professor .
73 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2022