BASQUETEBOL
Ser campeão nacional pelo FC Porto enquanto sénior é o grande sonho por concretizar no basquetebol ? Sem dúvida ! É o único troféu que me falta conquistar em Portugal e quero muito que seja aqui , pois não há clube mais especial do que o FC Porto . Acredito muito que vai ser este ano .
O título nacional já foge desde 2016 . A conquista do campeonato é o principal objetivo da equipa ? O foco da equipa é sempre jogo a jogo , mas claro que um dos grandes objetivos a médio prazo é o campeonato nacional , mas também queremos ganhar as duas Taças que temos pela frente .
Recorde-nos a sua história de vida , pois nasceu na Ucrânia e veio para Portugal ainda muito novo … Como foi a adaptação a um novo país , a uma nova cultura e a uma nova realidade ? Mudei-me para Portugal quando era muito novo , mas fiz amizades desde cedo que mantenho até hoje . Com o apoio dos meus pais , sempre me integrei bem onde quer que seja . Sinto-me muito feliz no Porto e em Portugal .
Quão importante foi o basquetebol nessa adaptação a uma mudança tão radical ? O basquetebol entra um pouco mais tarde na minha vida , mas desde cedo que comecei a gostar do desporto e mais tarde , quando percebi que o esforço estava a dar frutos , vi que o basquetebol podia abrir muitas portas na minha vida .
A última vez que falou com a DRAGÕES foi em setembro de 2019 . O que mudou no
Vlad Voytso enquanto pessoa e jogador desde aí ? Não tinha ideia que já tinha passado tanto tempo , mas sem dúvida que cresci muito em todos os aspetos . Enquanto pessoa , posso dizer que aprendi a valorizar muito o apoio que a minha família e os meus amigos me dão , bem como os esforços que sempre fizeram por mim . Tento sempre retribuir tudo isso da melhor maneira que posso .
Que autorretrato faz agora como jogador ? Enquanto jogador , acho que com o tempo , e por ter ganho mais minutos , aprendi a gerir melhor algumas situações de jogo , a estar mais focado e a prepararme melhor para cada jogo .
Quais são os pontos fortes do seu jogo e aqueles que precisam de ser melhorados ? Acho que , como jogador , a minha mais-valia na equipa é o facto de estar sempre disposto a ajudar em que posição ou situação seja . Tento ser sempre o mais versátil possível e não me “ fechar ” só num aspeto do jogo . Durante os últimos anos , o lançamento de três pontos tornou-se uma arma muito forte no basquetebol , mas há muitas coisas a melhorar , como o físico , o drible e crescer como jogador em geral .
Como é e o que costuma fazer o Vlad Voytso quando não está a treinar ou a jogar ? Transmite toda a ideia de ser uma pessoa tranquila … Porque o desporto nos tira muito tempo , quando tenho um tempo
" Tento ser sempre o mais versátil possível e não me “ fechar ” só num aspeto do jogo . Durante os últimos anos , o lançamento de três pontos tornou-se uma arma muito forte no basquetebol , mas há muitas coisas a melhorar , como o físico , o drible e crescer como jogador em geral ."
livre gosto de o passar com amigos ou com a minha família . Ter tempo para mim também se tornou muito importante porque me mantém focado . Gosto de ver documentários e séries , gosto de viajar e visitar sítios onde nunca estive . Resumidamente , sou uma pessoa muita tranquila e gosto de aproveitar a vida à minha maneira .
Para finalizar , quer deixar uma mensagem aos adeptos do FC Porto ? Primeiramente , acho importante agradecer todo o apoio que me foi dado desde que cheguei ao FC Porto . Sei que os nossos adeptos vão continuar a apoiar todas as modalidades , não só o basquetebol . Acredito que falo em nome de todos os atletas do FC Porto quando digo que a vossa presença nos pavilhões nos motiva e nos dá muita força . Vocês são os melhores adeptos do mundo .
53 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2022