HÓQUEI EM PATINS de FC Porto e Sporting . Dois clássicos portugueses para definir o novo campeão do mundo .
DRAGÃO SEM LIMITES Além do formato diferente , em dezembro de 2021 também se faria história , já que tanto FC Porto como Sporting nunca tinham vencido esta prova . No dia anterior ao primeiro jogo , numa conferência de imprensa em pleno Dragão Arena , os treinadores e capitães das equipas teceram rasgados elogios ao adversário , com a promessa de que o espetáculo estava garantido . Ainda assim , Ricardo Ares deixou clara a intenção dos azuis e brancos . “ O FC Porto tem ambição máxima e muita fome de ganhar . Eles vão tentar surpreender-nos e nós a eles , por isso serão dois jogos em que é muito importante saber como gerir e decidir . Temos a intenção de vencer os dois jogos ”, frisou . As decisões estavam reservadas para o Pavilhão João Rocha , mas o jogo da primeira mão também era extremamente importante . Era crucial arrancar da melhor forma e , com o apoio incansável dos adeptos , o FC Porto partiu para o encontro decidido . “ Só a vitória interessa ”, ouvia-se dentro do rinque enquanto os portistas conversavam antes do apito inicial . Havia nervosismo dentro do pavilhão , rapidamente dissipado quando a bola começou a ser movimentada pelos sticks . Os Dragões entraram melhor e cedo se impuseram na partida . Uma bola ao poste e outra que pareceu ter ultrapassado a linha de golo ( lance difícil para a equipa de arbitragem ) nos instantes iniciais deram esperanças aos portistas e combustível a Ezequiel Mena que , já depois de ter rematado à trave , recuperou a posse e conduziu sozinho até abrir o marcador . Reinaldo García dobrou a vantagem dois minutos depois do golo do compatriota , com uma bomba ao alcance de poucos . O Sporting soube reagir e , beneficiando de um lance mal ajuizado pelos árbitros , acabou por reduzir . Cartão azul
Reinaldo García “ Foi fantástico conseguir este título que faltava ao clube . Era algo que já procurávamos há muito tempo . O FC Porto merecia e os adeptos mereciam . Nunca desistimos , continuámos sempre a trabalhar , porque sabíamos que esta vitória haveria de chegar .”
Carlo Di Benedetto “ Conquistar títulos é o que queremos , treinamos todos os dias para isso . Foi uma felicidade enorme . O FC Porto é um clube enorme , com muita história e muitos troféus , mas conseguir entrar nessa história com um título que nunca tinha sido conquistado é algo extremamente especial .”
Ezequiel Mena “ Foi uma alegria enorme e um momento inesquecível . É algo que nos vai ficar no pensamento e no coração para sempre . Já estamos a pensar no futuro , mas sempre com esse sabor fantástico de termos conquistado a Taça .”
Tiago Rodrigues “ Ganhar um troféu é sempre fantástico e este título era muito ambicionado pelo clube há bastante tempo . Tive o privilégio de estar na equipa que o conquistou e agora só pensamos em vencer mais troféus , já que é de troféus e de vitórias que o FC Porto vive .”
Rafa “ Ganhar um título pelo FC Porto é , acima de tudo , um sentimento de dever cumprido , porque é para isso que aqui estamos . É a melhor forma de agradecer por todas as condições que nos são dadas . É um motivo de enorme orgulho , uma vez que vamos ficar marcados para sempre na história azul e branca .”
Xavi Barroso “ O facto de termos conquistado o troféu em Lisboa foi algo especial . Tínhamos tudo contra nós e mesmo assim vencemos . Pela maneira como vencemos , foi fantástico e celebrámos por todos os adeptos que sempre nos apoiam .”
42 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2022