Dragões #422 Jan 2022 | Page 16

ENTREVISTA
aponta esse defeito à equipa ? Tendo a concordar . Criamos bastante , se aproveitássemos todas as oportunidades acho que goleávamos em todos os jogos . Temos de melhorar e de trabalhar todos os dias para não falharmos tanto .
Passou praticamente uma época no quarto posto da hierarquia dos avançados . Isso não o desmotivou ? Não . Falava com os meus empresários e com a minha família , que me diziam que o mais difícil era chegar ao FC Porto . Depois de chegar só tinha de aproveitar as oportunidades e não podia desanimar . Estou num grande clube , a disputar a posição com grandes jogadores e continuei sempre a trabalhar no duro . Sabia que , na minha hora , a oportunidade ia aparecer e teria de estar preparado para ela .
Ajudou a equipa B a não descer de divisão em 2020 / 21 . A motivação era a mesma ? Sem dúvida ! Falei com eles e disselhes que podiam contar comigo se precisassem . Aproveitei para ganhar ritmo de jogo e ajudei sem qualquer problema . Marquei alguns golos e fiquei bastante feliz . Falava com o mister do FC Porto B [ António Folha ], que brincava muito , e sempre que pediam eu ajudava sem problema algum .
Tem feito parceria com o Taremi . O que é que faz de vocês uma dupla tão boa ? Apesar de ele falar inglês nós entendemo-nos logo [ risos ]. Falamos muito , aproximamo-nos , procuramos o entrosamento desde os treinos para chegar ao jogo e ser mais fácil . Ele procura-me , eu procuro-o a ele e isso faz de nós melhores dentro do campo .
Nota-se que passou a ser um avançado mais participativo no processo ofensivo e defensivo da equipa . O que é que o mister lhe pediu ? Ele costuma dizer aos avançados para lutarem sempre na frente , para não ficarem parados e fazerem os movimentos . Foi isso que trabalhei , ele falou comigo e ajudou-me muito . Disse-me para pressionar forte nos treinos e que teria de dar continuidade para poder ajudar a equipa .
Para vocês , avançados , a pressão de marcar é maior do que a de vencer ? É uma pergunta difícil . Claro que um avançado , quando fica muito tempo sem fazer golos , fica meio … o importante é a equipa . Ganhando torna-se tudo mais fácil para todos , os que estão em campo , os que ficam na bancada e a equipa técnica . A vitória é o mais importante .
Como nasceu a amizade com o Francisco Conceição ? Assim que ele subiu da equipa B para a principal começámos a dar-nos . Foi do nada . Eu , ele e
16 REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2022