MUSEU
INDY DA MÚSICA COM DRAGÕEZINHOS TAMBÉM JÁ ENCANTA EM LIVRO INFANTIL
O mês de dezembro é de celebração dos títulos de campeão do mundo de futebol conquistados pelo FC Porto , o único clube português a atingir tão alto patamar na história da modalidade . Em 1987 , quando os dragões se estrearam a vencer a Taça Intercontinental , o Peñarol foi o adversário vencido em Tóquio , no Japão , num célebre jogo disputado debaixo de um nevão . Desse momento histórico , o japonês Yasumitsu Takagi , portista , guardou uma placa em cartão autografada pela equipa adversária do FC Porto . Porquê ? Essa é uma das curiosidades a descobrir nesta peça de coleção , mais uma saída das Reservas e que se encontra no Hall do Museu ( área de circulação livre ), e também em www . museufcporto . pt , na aplicação FC Porto Museu & Tour ou na FC Porto TV , onde o Objeto do Mês coloca o passado e o património azul e branco ainda mais ao alcance de todos .
Indalécio Paiva , o Indy da Música com Dragõezinhos , estreou-se como autor de escrita para crianças e lançou o livro “ Natal enCANTADO do Indy ”, com ilustrações de Sara Allen . A apresentação teve lugar em novembro no auditório Fernando Sardoeira Pinto , no Museu , onde o músico , compositor e , agora , também escritor partilhou razões e emoções que precipitaram mais este passo numa carreira de sucesso dedicada às criações pedagógicas dirigidas às faixas etárias mais baixas . O Indy e a sua Trupe Sons em Cena são os parceiros mais antigos do Museu na área da programação infantil com as sessões de Música com Dragõezinhos ( 0-4 anos de idade ), onde as histórias contadas e cantadas são elementos de magia , conhecimento e sociabilização num espetáculo performativo com qualidade reconhecida e reforçada por novas formas de interação entre personagens e público .
BOAS CONVERSAS NO EJEM
O Espaço João Espregueira Mendes ( EJEM ) recebeu , em novembro , mais momentos de programação associados à exposição temporária “ O Relato ”. Miguel von Hafe Pérez , curador e programador desta sala de divulgação cultural , foi o anfitrião de duas sessões de “ Uma Conversa Entre …”, tendo como convidados Fernando José Pereira , autor de “ O Relato ”, e Samuel Silva , artista que tem vindo a ocupar o espaço híbrido entre a criação artística e a educação , professor auxiliar na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e investigador integrado no Instituto de Investigação em Arte , Design e Sociedade ( I2ADS ). Por fim , a oficina aberta Rabiscos e Sarrabiscos : Confusão ou Harmonia ? ( para famílias ) vai explorar o uso do lápis na expressão artística . A exposição temporária “ O Relato ” pode ser visitada até 9 de janeiro de 2022 .
72 REVISTA DRAGÕES DEZEMBRO 2021