Dragões #415 Jun 2021 | Page 60

VOLEIBOL
plantel . Não nos podemos esquecer que , até dezembro , tínhamos duas derrotas e , no campeonato , foram as únicas duas derrotas que tivemos este ano , o que significa que , até aí , fomos muito competentes , até pelo facto de estarmos nas várias competições . No entanto , quando construímos o plantel , sabíamos que não era um plantel 100 % perfeito , não por uma questão de competência das jogadoras , mas por ser um plantel com menos equilíbrio em alguns setores . Sabíamos que o que tínhamos chegava para sermos campeões , mas , se as primeiras linhas tinham um dia menos bom ou uma lesão , as segundas opções podiam não ter tanta maturidade para jogar momentos de decisão , e isso podia pôr em causa a conquista de troféus . E , nem de propósito , só no play-off , temos uma lesão da Clarisse no segundo jogo contra o Benfica . Precisámos de jogar provar que tínhamos razão , porque viemos a precisar dessas atletas .
São já quatro troféus em dois anos . Qual é o segredo ? Creio que há vários segredos . Alguns podem parecer clichês , mas dizerlhe que não trabalhámos muito seria uma grande mentira . Treinamos muito , o voleibol esteve acostumado , durante muitos anos , a começar as épocas em setembro , nos últimos anos já se começa a meio / fim de agosto , nós começámos a 17 de julho , com tudo o que implica ter cá as jogadoras tão cedo . Conseguimos criar as condições para começar a treinar cedo , chegámos à Supertaça com dois meses de preparação e essa foi uma das chaves . Segundo aspeto , muito importante : as condições de trabalho . Tivemos condições físicas , de espaço , estruturais e humanas também , porque o clube permite-nos ter

Costumo dizer ao meu pai que o meu objetivo é ultrapassar o marco das medalhas que ele já conquistou , mas tenho noção de que é um cenário muito , muito difícil .”
com uma atleta que jogava menos , que acabou por ser a Yasmin , ou poderia ter sido a Carla , uma atleta que chegou em dezembro . Na final , contra o Leixões , não pudemos jogar com a Luana , tivemos de jogar com a Vivi Góes , mais uma contratação que tínhamos feito em dezembro , por um problema físico , e , ainda durante o play-off com o Leixões , nos dois jogos no Dragão Arena , temos a necessidade de trazer a Clarisse , que ainda estava a recuperar , a jogo , e a Carla Rueda , que sofreu uma lesão no sábado e teve de jogar no domingo . As circunstâncias vieram muita gente à volta da equipa .
Quais foram as jogadoras mais determinantes para a conquista deste título ? Se pensar cronologicamente esta época , tivemos duas lesões graves , as da Bárbara e da Tânia , que fizeram duas recuperaçõesrelâmpago . A Tânia , inclusive , joga na Supertaça , numa altura em que já não tínhamos a Beatriz . Estou a falar-lhe de uma atleta que jogou pouco , é uma das atletas de referência dentro das atletas portuguesas , é capitã , uma portista doente que passa a mística e os
60 REVISTA DRAGÕES JUNHO 2021