Dragões #415 Jun 2021 | Page 59

VOLEIBOL
têm em termos de expansão do nome do voleibol do FC Porto .
A vossa história até hoje fica muito marcada pela pandemia . O mérito destas conquistas ainda é maior por ser um projeto recente e por ter ultrapassado esta dificuldade acrescida ? Claro . Fomos muito organizados e competentes para ultrapassar os problemas relacionados com a pandemia : o período em que tentamos trazer as atletas para o Porto , durante o verão , foi de grande conflito nos aeroportos e , mesmo assim , conseguimos tê-las cá antes de iniciarmos os trabalhos . Conheço situações em que as atletas estrangeiras chegaram mais tarde e conheço também situações em que as atletas nem vieram .
Houve um surto de covid-19 na equipa em outubro do ano passado e os treinos foram suspensos . Como lidaram com a situação ?
Num plantel de 16 atletas , tivemos 16 atletas e quatro elementos do staff positivos , tudo em casa . Deparámo-nos com uma situação muito preocupante e , pelo clube ter atletas profissionais , portuguesas e estrangeiras , que estão dependentes dele , mesmo no que toca à habitação , tivemos que criar mecanismos para que as atletas , longe dos pais , dos amigos , de todos , isoladas em casa , tivessem comida , medicação , os bens necessários para a vida funcionar dentro de casa , não só ao nível do treino .
Teve que preparar esta época em casa , confinado . Como se prepara uma temporada vencedora num cenário tão difícil ? O confinamento , e pensando no de março de 2020 , o primeiro , trouxenos uma coisa má , mas , para nós treinadores , trouxe-nos uma coisa boa , se é que lhe podemos chamar assim . Terminámos a época mais

O clube e os adeptos podem estar descansados que estamos a montar uma estrutura que nos vai permitir , em setembro ou outubro , lutar pela Supertaça , que nos vai permitir ir buscar novamente a Taça que perdemos e defender o nosso troféu do campeonato .”
cedo , consequentemente tivemos mais tempo para preparar a época seguinte . Não podíamos sair de casa , por isso , inconscientemente , tínhamos mais tempo para pensar no treino , no voleibol e em mais ferramentas para adicionar ao treino . Por outro lado , a relação treinadoratleta ficou dificultada pela distância , mas aproveitámos isto para antecipar trabalho . Investimos em algum material que nos permitia fazer avaliações à distância de forma fiável , os treinadores começaram a trabalhar com as atletas na preparação do modelo de jogo . Começámos , no fundo , a introduzir matéria mais teórica para depois ser mais fácil quando regressássemos .
No mercado de inverno contratou três jogadoras para completar o plantel . Foram determinantes para esta conquista ? Foram muito importantes , tal como as atletas que acabaram por sair , numa situação de equilíbrio do
59 REVISTA DRAGÕES JUNHO 2021