49
900
PEPE ( 77 ’) FC PORTO-PAÇOS DE FERREIRA , 2-0 LIGA , 23 .ª JORNADA 14 DE MARÇO DE 2021
Taremi , Uribe , Mbemba e Marega já tinham andado perto , tentado um pouco de tudo , mas sem nunca desbloquear o nulo . O empate persistia , apesar da insistência , do recurso a soluções alternativas , e a decisão chegava sob a forma de um pontapé de canto : Sérgio Oliveira cobrou rapidamente e Pepe correspondeu com mestria , atraindo a marcação de um defesa adversário junto ao primeiro poste para cabecear ao mais distante , reduzindo Jordi à condição de mero espectador . Naquele instante , enquanto seguia a trajetória da bola só com o olhar , o guarda-redes do Paços de Ferreira percebia que já nada podia fazer para evitar o golo . O primeiro estava feito e o segundo surgiu logo depois , no minuto seguinte , num remate de fora da área de Sérgio Oliveira .
Com o primeiro golo da noite – o segundo na temporada – Pepe “ agravou ” em cinco meses e 11 dias um recorde que já lhe pertencia e que continua a fazer dele o jogador mais velho a conseguir marcar no Dragão . Naquele golpe de cabeça , o máximo do internacional português e do estádio subia para 38 anos e 16 dias , uma marca de respeito e difícil de bater .
Aqui os extremos também se tocam , porque Quaresma e Pepe , hoje adversários e autores do primeiro e do último golo desta lista , jogaram juntos no Dragão durante três épocas ; curiosa e rigorosamente , depois de Quaresma regressar de Barcelona e antes de Pepe sair para o Real .
CONTEXTO
O jogo marcava o regresso às competições nacionais depois de uma exibição histórica em Turim , onde o FC Porto garantiu a qualificação para os quartos de final da Liga dos Campeões tirando a Juventus e Cristiano Ronaldo do caminho no final de um prolongamento épico . Na ressaca do êxito europeu e perante a sensação da liga portuguesa , as dificuldades que se pressentiam no ar confirmaram-se no relvado e só foram desfeitas pela dupla de capitães , que já tinham brilhado em Itália e concentrado os elogios da imprensa e da crítica internacional .
REVISTA DRAGÕES ABRIL 2021