Dragões #413 Abr 2021 | Page 48

48

48

800

ZÉ LUÍS ( 57 ’) FC PORTO-KRASNODAR , 2-3 LIGA DOS CAMPEÕES , 3 .ª PRÉ-ELIMINATÓRIA , 2 .ª MÃO 13 DE AGOSTO 2019
De cabeça e lá em cima , bem acima dos centrais , Zé Luís recolocava o FC Porto na eliminatória , numa reação perfeita , mas com um problema grave : o Krasnodar tinha marcado quase uma hora antes e , quase por acaso , até já tinha feito mais dois . Depois da vitória na Rússia pela margem mínima e do arranque com intensidade máxima do adversário , que atingiu o intervalo a vencer por 3-0 e com a qualificação praticamente no bolso , o clique dependia do que o avançado caboverdiano acrescentasse ao cruzamento perfeito de Alex Telles . Impecável ! A finalização esteve à altura da assistência e Zé Luís reduziu as diferenças , que Luis Díaz esbateu 20 minutos depois . A questão é que FC Porto acabou o jogo a dever um golo à qualificação e mais uns quantos à exibição .
O golo marcado ao Krasnodar foi o primeiro dos dez que Zé Luís apontou na temporada . Quatro dias depois , no mesmo local , mas no regresso à liga portuguesa , o avançado africano fez o segundo hat-trick da carreira europeia . Frente ao Vitória de Setúbal , em jogo da segunda jornada do campeonato que o FC Porto venceria 11 meses depois - derrotando também a pandemia e a pausa que a intermediou - , Zé Luís marcou os três primeiros golos de uma vitória por 4-0 .
CONTEXTO
Com surpresa e algum estrondo , o FC Porto falhava os play-offs e o apuramento para a Liga dos Campeões : o empate na eliminatória ( 3-3 ) revelava-se manifestamente curto sob o ângulo dos golos marcados na condição de visitante e a equipa de Sérgio Conceição acabou a jogar a Liga Europa . Venceu o Grupo G , mas não resistiu ao Leverkusen nos dezasseis avos de final da competição .
REVISTA DRAGÕES ABRIL 2021