Dragões #410 Jan 2021 | Page 29

29
11 agosto

2012

A segunda Supertaça de Vítor Pereira foi arrancada a ferros e com a curiosidade de Pedro Emanuel , o herói de Yokohama , estar sentado no banco da Académica , instruindo o adversário para evitar o inevitável , porque , em noite de estreia , o colombiano Jackson Martínez já tinha o golo na cabeça , transformado sobre o minuto 90 , a cruzamento perfeito de Miguel Lopes .

3Artur Jorge continua a ser o único treinador do FC Porto a vencer

a prova por três vezes , marca que perdura há 30 anos como um recorde da competição , mas agora sob a ameaça de Sérgio Conceição , que subiu ao segundo lugar da tabela de treinadores que venceram a Supertaça com os Dragões , posição que partilha com Vítor Pereira , Fernando Santos e Bobby Robson . O total de 22 êxitos do FC Porto foi conseguido por 16 treinadores diferentes , com a curiosidade de apenas três deles não terem nacionalidade portuguesa : o inglês Sir Bobby Robson , o espanhol Víctor Fernández e o austríaco Hermann Stessl .

29

VENCEDORES DA SUPERTAÇA
COM O FC PORTO
ARTUR JORGE
3
SÉRGIO CONCEIÇÃO
2
VÍTOR PEREIRA
2
FERNANDO SANTOS
2
BOBBY ROBSON
2
PAULO FONSECA
1
ANDRÉ VILLAS-BOAS
1
JESUALDO FERREIRA
1
RUI BARROS
1
VÍCTOR FERNÁNDEZ
1
JOSÉ MOURINHO
1
OCTÁVIO MACHADO
1
ANTÓNIO OLIVEIRA
1
CARLOS ALBERTO SILVA
1
ANTÓNIO MORAIS
1
HERMANN STESSL
1
10 AGOSTO

2013

O ciclo de cinco vitórias consecutivas na Supertaça , que , à imagem do campeonato , mais ninguém conseguiu , foi fechado com o Vitória de Guimarães como adversário e Aveiro como palco , para não variar . Licá fez o primeiro golo e o resultado ficou encerrado ainda antes do intervalo com os contributos decisivos de Jackson Martínez e Lucho González . O penta na Supertaça foi o primeiro título da carreira de Paulo Fonseca , o treinador em estreia oficial no banco do FC Porto .
04 AGOSTO

2018

De regresso a Aveiro , onde já não erguia uma Supertaça há cinco anos , o FC Porto não entrou no jogo a perder , mas quase , porque , apesar da ameaça de Aboubakar , foi Cáudio Falcão quem marcou primeiro e para o Desportivo das Aves . Só que depois veio o génio de Brahimi e mais dois grandes golos para arrumar a questão : primeiro o de Maxi Pereira , de ângulo apertado e depois de combinação com Otávio , e mais tarde o de Tecatito Corona . A seis minutos do final já não restavam grandes dúvidas . Ganhava o melhor .
REVISTA DRAGÕES JANEIRO 2021