Dragões #468 Nov 2025 | Page 68

BASQUETEBOL
NOVEMBRO 2025 REVISTA DRAGÕES
“ Antes de cada jogo vejo sempre vídeos com highlights do DeMarcus Cousins. Ajuda-me a focar e a ser eu próprio, inspira-me a ir lá para dentro fazer o mesmo.”
ser dominante, acredito que sou um dos melhores jogadores em Portugal, especialmente pela minha idade. Como já disse, por vezes esqueço o quão bom eu sou, mas ao fim do dia sei que sou um bom jogador.
Porquê o número zero? É um número que usei desde o nono ano, por isso como que mantive essa tradição e lembro-me sempre de uma frase relacionada com o número: são zero as pessoas que me podem defender. Sinto que não há forma de me defenderem, por isso o zero é um grande número. Na época passada usei o oito no Imortal e fui o MVP, por isso queria mantê-lo este ano, mas já estava escolhido. Optei por voltar às minhas raízes e sinto-me confortável com isso.
Como tem sido jogar no Dragão Arena? Tem sido muito bom. Ter a possibilidade de representar este clube tem sido uma bênção, tenho pessoas fantásticas à minha volta. Tenho um grande apoio, um grande treinador e grandes colegas de equipa. Além disso, estou a jogar com jogadores mais velhos e isso ajuda-me muito. Na época passada joguei com muitos jogadores jovens e acho que só tinha dois colegas mais velhos do que eu. Eu também sou jovem, mas este ano é diferente e tem sido muito bom estar perto de jogadores mais velhos.
Que basquetebolistas são uma inspiração para si? Na minha posição, inspiro-me muito no DeMarcus Cousins e no Zach Randolph, tenho algumas similaridades com eles, sobretudo a nível ofensivo, mas o meu jogador favorito dentro e fora do campo é o LeBron James. É um exemplo para todos, é um homem de família, um líder, coloca sempre as outras pessoas antes dele. É definitivamente o meu jogador favorito.
Há algum ritual que cumpra religiosamente antes dos jogos? Antes de cada jogo vejo sempre vídeos com highlights do DeMarcus Cousins. Ajudame a focar e a ser eu próprio, inspira-me a ir lá para dentro fazer o mesmo.
Como é o Javian Davis fora do campo? Sou um homem tranquilo, não faço grandes coisas. Fora do basquetebol, passo muito tempo no meu apartamento, a recuperar e a descansar ou a ver televisão. Sou viciado em basquetebol e vejo basquetebol quase 24 horas por dia. Por vezes tento manter-me acordado, ainda mais agora que tenho um irmão mais novo no basquetebol universitário e tento ver o maior número de jogos possível dele, mas é difícil. Também gosto de ver umas séries na Netflix. É por aí.
Para terminar, gostaria de deixar uma mensagem aos adeptos do FC Porto? Que continuem a ter esperança e que continuem connosco, mesmo quando o resultado não é aquele que queremos. O apoio dos nossos adeptos dá-nos ritmo e energia. Não é bom sentir que os adeptos não nos apoiam, mas esse nunca é o caso com os nossos adeptos. É frustrante quando perdemos, mas continuem a ter esperança em nós, a apoiarnos e as coisas vão mudar.
NOME Javian Jarquelle Davis
DATA DE NASCIMENTO
09 de setembro de 1999
NATURALIDADE Canton, Mississippi( EUA)
ALTURA 2,06 m
PESO 116kg
POSIÇÃO Poste
CAMISOLA 0
CLUBES Alabama Crimson Tide Mississippi State Bulldogs UAB Blazers Imortal BC FC Porto
68