BASQUETEBOL
NOVEMBRO 2025 REVISTA DRAGÕES
Javian Davis
“ Sou decisivo e implacável”
Nascido em Canton, no estado norteamericano do Mississippi, Javian Davis viveu a primeira experiência como profissional com a camisola do Imortal e o impacto foi imediato, pois terminou 2024 / 25 como o Jogador Mais Valioso( MVP) da Liga. Em Albufeira, o“ gigante” de 2,06 metros registou médias de 16.6 pontos e 8.9 ressaltos na principal competição nacional e despertou o interesse da“ maior parte dos clubes”, mas a verdade é que“ queria jogar no FC Porto”.
ENTREVISTA de BRUNO LEITE
Nesta entrevista à DRAGÕES, a primeira desde que trocou o Algarve pela Invicta, o poste norte-americano admite que as lesões complicaram muito o início de época da equipa comandada por Fernando Sá,“ um treinador dos jogadores”, mas quando o grupo estiver completo, a química será“ mais forte” dentro do campo. Por isso mesmo, o camisola 0 apela aos adeptos para manterem a“ esperança” numa época de sucesso.
Como surgiu a possibilidade de se estrear como basquetebolista profissional em Portugal? Na época passada joguei pelo Imortal e isso colocou-me no radar do FC Porto, pois tive um ano muito bom. Joguei bem, evoluí e ganhei o prémio de MVP da Liga. Joguei contra o FC Porto, inclusive nos quartos de final dos Playoffs, e foi fácil decidir vir jogar para este clube.
Quão importante foi a temporada passada em Albufeira? Foi muito importante. Foi o meu ano de rookie, por isso deu-me a experiência de jogar a um nível profissional e foi também a minha primeira vez a jogar no estrangeiro. Foi uma boa experiência, tive pessoas fantásticas à minha volta, grandes colegas e grandes treinadores. Eles ajudaram-me ao longo do caminho e deixaram-me ser eu próprio. Essa foi a melhor parte de jogar no Imortal na época passada.
Como explica um impacto tão grande no primeiro ano como profissional? É difícil explicar. Estou sempre a olhar em frente, por isso às vezes não aprecio os momentos que tive e as coisas que alcancei. Olhando para trás, sinto que ajudei o Imortal a ser melhor ao longo do ano. Ia para dentro do campo, tentava ajudar a equipa
66