BASQUETEBOL
OUTUBRO 2025 REVISTA DRAGÕES
NOME Vladyslav Voytso DATA DE NASCIMENTO 30 de julho de 1999 NATURALIDADE Chortkiv( Ucrânia) ALTURA 2,00m PESO 90 kg POSIÇÃO Extremo CAMISOLA 3 CLUBES Naval 1.º de Maio Ginásio Figueirense FC Porto GA Cantabria( Espanha) FC Porto
TÍTULOS( 3) 1x Taça Hugo dos Santos 1x Supertaça 1x Taça de Portugal
“ Vou sempre achar que o Michael Jordan é o melhor da história, mas sei que isto é uma discussão. Não queria dar o top-3 básico, que seria Michael Jordan, LeBron James e Kobe Bryant, mas sou daqueles que acha que o Michael Jordan é o melhor jogador de sempre.”
muito simples. A partir do momento em que acaba o treino, gosto de estar em casa e de estar na minha vida.
Há outros desportos que goste de ver além de basquetebol? Gosto muito de boxe, é um desporto que aprecio desde pequeno, talvez por influência cultural, pois sempre acompanhei pugilistas ucranianos. Também gosto de artes marciais e de ir ao Estádio do Dragão ver os jogos da equipa de futebol.
Quem são os seus grandes ídolos no desporto e na vida? Nunca tive uma pessoa para quem olhasse e dissesse“ quero ser assim”, mas tenho várias fontes de inspiração. Sou uma pessoa que gosta de tudo o que é a parte filosófica do desporto e da vida, gosto de criar o puzzle na minha cabeça de tudo o que absorvo. No desporto, acima de tudo gosto de aprender com os colegas que tenho e que tive ao longo da vida. Na vida, sem dúvida que os meus pais são os meus ídolos, pois sacrificaram muito para emigrar da Ucrânia para Portugal, por isso devo-lhes tudo. O meu avô da parte materna também é uma grande inspiração para mim, apesar de ter tido pouca convivência com ele. A minha família são os meus heróis.
Se tivesse que fazer um top-3 dos melhores basquetebolistas da história, qual seria? Vou sempre achar que o Michael Jordan é o melhor da história, mas sei que isto é uma discussão. Não queria dar o top-3 básico, que seria Michael Jordan, LeBron James e Kobe Bryant, mas sou daqueles que acha que o Michael Jordan é o melhor jogador de sempre. Respeito muito a carreira do LeBron James e cresci a ver o Kobe Bryant, mas também a ver o Carmelo Anthony a jogar pelos New York Knicks ou o Paul Pierce nos Boston Celtics. Hoje em dia não sou tão ligado à NBA, por isso as minhas referências serão sempre quem vi a jogar quando era mais novo. Diria que o meu top-3 é Michael Jordan, Carmelo Anthony e Kobe Bryant.
Para terminar, gostaria de deixar uma mensagem aos adeptos do FC Porto? Quero que nos continuem a apoiar, ainda mais nos desafios e nos maus bocados pelos quais vamos passar enquanto equipa. Quero que eles sintam que vamos lutar pelo campeonato, que nos escapa há tantos anos, e que somos uma equipa unida. Continuem a apoiarnos como têm feito, pois têm sido incansáveis. Sentimos a vossa energia e queremos retribuí-la dentro de campo.
63